Desde a 0h desse domingo (5/3), está em vigor o reajuste na tarifa de passagens de ônibus semiurbanos no Distrito Federal. O aumento foi de 12%, segundo a regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e faz parte da nova estratégia adotada pelo órgão — o Plano de Recuperação do Semiurbano GO-DF.
No Plano de Recuperação, há cinco eixos principais para que a iniciativa seja implementada da forma esperada pela ANTT. Entre elas, está o reajuste nos preços da passagens. As tarifas das linhas de ônibus semiurbanas que fazem o trajeto DF-GO e vice-versa não são padronizadas, mas o valor do reajuste será aplicado da mesma forma à tabela tarifária de todas as viações.
O motivo da majoração, de acordo com a ANTT, são os aumentos de itens que geram impactos para a manutenção e operacionalização das empresas de ônibus, entre eles, do combustível, que chega a 48,2%, e do óleo lubrificante, que subiu 49,9%.
Impactos para a população
Moradora de Águas Lindas de Goiás, Leydi Almeida, 40, criticou a responsabilidade dos administradores das empresas de ônibus. "Com o aumento da passagem fica muito complicado para os moradores do Entorno, pois os empresários não querem arcar com o prejuízo", comenta.
Apesar de vir somente aos finais de semana para o DF, o acompanhante de idosos Dalvanir da Silva reclamou do aumento que considera injusto e alto para os usuários de transporte público. "Acho um absurdo a passagem cara e os ônibus todos lotados", opina Dalvanir da Silva, que também mora em Águas Lindas de Goiás,
Confira a tabela atualizada pela ANTT:
Para mais informações, é preciso entrar em contato com ANTT pelo e-mail ouvidoriasemiurbano@antt.gov.br ou pelos telefones (61) 99688-4306 (whatsapp)/
166.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.