Composto predominantemente por vegetação nativa do Cerrado, o Jardim Botânico de Brasília — que faz aniversário nesta semana — é o local perfeito para quem quer se desconectar do ritmo acelerado de uma cidade grande. É o que percebeu a servidora pública Ana Angélica Antón, 41 anos. Visitando o espaço público pela primeira vez, neste domingo (5/3), a moradora da Asa Norte se encantou com o ambiente leve que o espaço oferece.
Ana estava com amigas em um piquenique e aproveitou a oportunidade para levar a filha, Stella Antón, de apenas 1 ano. "Estou encantada com o local. Como agora tenho uma filha, decidimos marcar em lugar que poderia ser bom para crianças e a escolha não poderia ter sido melhor", disse. "O contato com a natureza dentro de um espaço urbano me chamou bastante atenção. Além disso, ter a possibilidade de um 'escape' também me atraiu", reforçou.
A ideia de ir ao jardim foi da advogada Carolina Jatobá, 41. "Fazemos isso desde os tempos de faculdade. Costumamos nos encontrar em bistrôs, cafés, restaurantes, etc., mas é a primeira vez que a gente se reúne no Jardim Botânico de Brasília", disse ela, que visita o espaço há quatro anos. "Mesmo estando dentro de uma cidade grande, podemos respirar um ar puro — que é bastante necessário e terapêutico, por conta da nossa rotina", lembrou. Opinião idêntica tem Marisa Ribeiro, 41. "Você pode respirar um ar puro e tranquilizar um pouco a mente. Esse contato é bom pois faz com que a gente fique mais preparada para enfrentar a semana"
Visita interestadual
Levando a esposa e o sogro pela primeira vez ao espaço verde, o empresário Gilberto Júnior, 35, foi só elogios para o local. "O jardim é ótimo! O ambiente é bem aberto, tem muito verde. Além disso, tem área para criança, para adultos e é uma visita muito legal para toda a população de Brasília. Muito bom para contemplar num dia de domingo ou feriado", detalhou o morador do Gama.
A enfermeira Heda Alencar, 30, esposa de Gilberto, surpreendeu-se com o local. "Sempre ouvi falar que era muito bonito e, realmente, é verdade. Desde a entrada, com a copa das árvores, toda a vegetação que tem aqui, é tudo muito incrível", ressaltou. "Quanto mais a gente anda, mais descobre coisas bonitas. Surpreendeu positivamente, essa visita fez muito bem para a saúde física e mental", destacou.
O pai de Heda, César Alencar, 58, mora em Fortaleza (CE), mas visita Brasília a cada três meses e nunca teve a oportunidade de conhecer o Jardim Botânico. "O espaço é muito interessante e acolhedor. Aqui, realmente, você vê a interação do homem com o meio ambiente, de uma forma descompromissada, como deve ser naturalmente", comentou. "No Ceará, tem uns dois ou três (jardins), mas lá, geralmente as visitas são guiadas e você acaba ficando muito muito preso, você é dirigido a determinados locais. Aqui, a gente fica livre, podemos explorar. Isso é o que combina com a natureza, a liberdade", observou o advogado.
Família reunida
Outro que aproveitou o domingo para relaxar no Jardim Botânico de Brasília foi o vendedor Fábio Soares, 42. E ele estava em um de seus pontos favoritos: o balanço em um dos parquinhos. "É o que a gente mais gosta aqui", cravou o morador de Santa Maria. "Só que a gente costuma brincar com as pinhas também. É divertido", comentou. Ele contou que já fez algumas trilhas no espaço, mas sem os filhos — Rian Rocha e Isabela Fernanda. "Estou me programando para tentar fazer com eles, em outra oportunidade, para que aproveitem a natureza", disse.
Mas o vendedor também destacou que o ambiente funciona não apenas para as crianças. "A gente vive só na correria e aqui podemos relaxar um pouquinho, esfriar a cabeça e tirar o stress da semana", contou. "Deixo tudo aqui! É por isso que eu gosto desse tipo de programa. Quando faço essa visita a semana começa de outra maneira, totalmente energizado", frisou Fábio.
Serviço
O Jardim Botânico de Brasília abre suas portas para visitação pública de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h, com entrada permitida até às 16h30. O ingresso custa apenas R$ 5 (em dinheiro) e adota as políticas de gratuidade previstas.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!