Os leitores são a razão da existência do Correio Braziliense, que, desde 21 de abril de 1960, tem a missão de informar os moradores da capital da República sobre o que está acontecendo de mais importante. Ciente do protagonismo daqueles que consomem e valorizam os nossos conteúdos, o jornal promoveu, nesta quinta-feira (30/3), a primeira edição do CB Tour, para os assinantes, na sede do Diários Associados, no Setor de Indústrias Gráficas. O objetivo é aproximar os leitores da rotina dos trabalhadores do jornalismo.
Na primeira parada, eles conheceram a Clube FM, rádio líder de audiência, e o estúdio do Podcast do Correio. Desde os anos 1980, Paulo Roberto da Silva, 79, é ouvinte da Clube. "Achei tudo moderno. A Clube sempre teve uma programação animada, que envolve os ouvintes", observa.
No Centro de Documentação (CeDoc), guardado há décadas por Chiquinho, estão todas as edições do jornal desde a sua fundação. Ele mostrou aos convidados fotografias raras da época da construção de Brasília, incluindo da inauguração do jornal, apadrinhado por dona Sarah Kubitschek. Também guardião do Cedoc, Mauro Ribeiro informou os números impressionantes do arquivo: 1,21 milhão de fotografias, 161 mil envelopes com negativos e 2 milhões de imagens digitalizadas.
Depois foi a vez da TV Brasília. Apresentador do jornal local, Lucas Móbille logo avisou: "Aqui pega fogo pela manhã. Logo às 7h, começamos a apurar os fatos mais importantes do DF e Entorno. Depois fazemos a reunião de pauta e distribuímos as notícias para os repórteres", detalhou o apresentador. "Amei conhecer a TV. É um ambiente bem gostoso e o Lucas soube explicar muito bem, foi bem conciso", disse a cirurgiã dentista Thelma Scodeller, 67 anos.
"Notícia não tem hora"
Na gráfica, eles puderam entender o desafio de entregar diariamente as edições. De dimensões impressionantes, a máquina pesa 500 toneladas e tem 20m de altura e 25m de comprimento. O processo de impressão deve terminar às 2h, prazo que pode ser flexibilizado a depender de imprevistos. "Notícia não tem hora. Algo importante pode ocorrer a qualquer momento e precisamos pôr no jornal", explica o gerente de mercado de leitores Cristiano Laquis.
Após a visita à gráfica, os visitantes chegam, finalmente, à redação do Correio Braziliense, onde dezenas de repórteres trabalham incansavelmente para levar informação de qualidade aos leitores. Durante a passagem no local, os convidados reconheceram e cumprimentaram os colunistas do veículo que, instigam reflexões diárias com textos provocativos sobre diversos temas. A diretora da redação, Ana Dubeux, explicou todo o processo de produção das notícias, desde a reportagem até a diagramação, passando pela edição e aprovação da chefia da casa.
Além de conhecerem melhor os jornal que lêem todos os dias, os assinantes sorteados para o tour receberam um brinde e receberão em casa a edição do jornal do dia do nascimento deles.
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