A Gerência de Cultura de Paz e Mediação da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) solucionou mais de 90% das 2,2 mil demandas recebidas de setembro de 2022 a março de 2023, em apenas sete meses, desde seu funcionamento oficial. Todos os acordos realizados foram levados à homologação judicial.
Saiba Mais
O resultado positivo dos conflitos resolvidos se deve a parceria da DPDF com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que ajudou com a promoção de planejamento, alinhamento, capacitações continuadas, gerenciamento e homologação de informações.
Os dados comprovam o saldo positivo das ações promovidas da Gerência de Cultura de Paz e Mediação da DPDF e sua respectiva importância para a sociedade. Os casos que poderiam se tornar novos processos judiciais foram solucionados por meio do diálogo entre as partes, estimulando a cultura da comunicação pacífica e oferecendo solução adequada e satisfatória para os conflitos.
Eleita em maio do ano passado para o biênio de 2022/ 2024, a nova gestão da DPDF criou a Gerência de Cultura de Paz e Mediação, instituída na estrutura da DPDF em 2 de agosto de 2022. A proposta de trabalho é fomentar métodos adequados à solução de conflitos, dando ênfase à mediação e à conciliação para dar efetividade à Justiça Multiportas, prevista no Novo Código de Processo Civil de 2015.
O defensor público-geral, Celestino Chupel explica que o intuito é priorizar uma Justiça ágil, que traga melhorias no atendimento ao cidadão. “Em abril lançaremos um projeto para criar novas dinâmicas e aumentar a vazão dos serviços oferecidos pela gerência com atendimento multidisciplinar oferecido com diversas instituições parceiras que mudará o paradigma da cultura de paz e mediação, inovando a entrega jurisdicional para agilizar o atendimento, desburocratizando a entrega de documentos e aumentando a satisfação das pessoas”, antecipou.
Ferramenta de gerenciamento de resultados
Desde dezembro do ano passado, a Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur/ DPDF) implementou a ferramenta de gestão dos resultados da Gerência de Cultura de Paz e Mediação. O principal objetivo da gerência é realizar o planilhamento sistemático dos dados, essencial para o aprimoramento dos trabalhos e para tomada de decisões.
Um exemplo prático da importância da planilha inteligente foi a percepção de que as prisão pelo crime de falta de pagamento de pensão alimentícia se mostraram ineficazes. Por tratarem de direitos indisponíveis e que garantem a subsistência e segurança alimentar de crianças/adolescentes, estas demandas deixaram de ser enviadas para mediação. O relatório é atualizado automaticamente a cada 15 segundos.
Para o Defensor Público e diretor da Easjur, Evenin Ávila, com os dados devidamente consolidados e resultados expressivos é possível assegurar os benefícios e vantagens da cultura de paz e mediação. “O aumento exponencial do cumprimento dos acordos gera economia de recursos atrelados à não prática de atos de citação, contestação, designação de audiências e eventuais recursos, bem como da demora na marcha processual”, reforçou.
Para a Defensora Pública do DF, Lídia Nunes, coordenadora do Núcleo de Iniciais de Brasília e também da Gerência de Cultura de Paz e Mediação, a gerência tem como intuito a pacificação social, com a mediação como ferramenta essencial à disposição do sistema de justiça na resolução de conflitos.
“Na gerência de mediação, é feito acolhimento dos assistidos, tanto no aspecto jurídico, como nas áreas que envolvem questões sociais e psicológicas, através das equipes e parcerias que existem no âmbito da DPDF. Os benefícios desse meio de solução de conflitos alternativo, traz um novo conceito de democracia baseado no efetivo acesso à justiça rápido e que atenda as mais variadas necessidades de todos”, diz.
Saiba Mais
Com informações da Defensoria Pública do DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.