Inovação

Fiocruz e UnB oferecem novo exame de HPV para Brasília: kit de autocoleta

As duas instituições estão inaugurando um novo laboratório que promete trazer mais conforto para as mulheres na hora de fazer o exame do papilomavírus humano, um dos maiores causadores de câncer no colo do útero

Naum Giló
postado em 29/03/2023 13:04 / atualizado em 29/03/2023 13:05
 (crédito: Rafael Ottoni/SES-DF)
(crédito: Rafael Ottoni/SES-DF)

Pacientes brasilienses terão acesso facilitado ao exame e diagnóstico precoce do HPV, o papilomavírus humano, que é um das principais causadores de câncer do colo do útero, terceiro tipo mais frequente no Brasil. A Fiocruz Brasília e a Universidade de Brasília inauguram, nesta quarta-feira (29/3), o Laboratório Centro de Pesquisa Clínica e Molecular Marco, que tem como foco a prevenção desse tipo de câncer no país.

O objetivo de uma das pesquisas empreendidas é inovar no diagnóstico precoce por meio do uso de um kit para autocoleta, composto por um swab (material parecido como um cotonete longo), para que a mulher possa coletar o material diretamente na vagina e levar a amostra ao laboratório. Se o resultado der positivo, a triagem será feita por genotipagem estendida, baseada na estratificação de risco-imagem cervical (avaliação visual automatizada), citologia convencional do SUS e citologia de base líquida.

Embora o teste seja muito sensível e preciso, ele não exige coleta e entrega imediata. O novo modelo vai trazer mais conforto às pacientes, já que o tradicional exame de Papanicolau pode provocar certo constrangimento, além de possibilitar a coleta no caso das
mulheres que moram longe das unidades de saúde. O material será armazenado para pesquisas e encaminhado para colposcopia, seguido da notificação das usuárias para o tratamento adequado nos serviços de saúde do SUS no DF.

Todo o material coletado poderá ser usado em pesquisas futuras na área de genômica. Também será armazenadas mil amostras de mulheres que não foram diagnosticadas com o HPV, para uso em estudos futuros de caso, onde há comparação entre material com e sem a contaminação pelo vírus.

No momento, o projeto piloto da autocoleta está sendo feito com mulheres catadoras de recicláveis. Depois disso, a expectativa é atender 20 mil mulheres do Distrito Federal e de Manaus, onde há parceiros de pesquisa. O projeto é fruto de parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. O Laboratório Centro de Pesquisa Clínica e Molecular Marco é localizado dentro do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A cerimônia de inauguração aberta ao público será no auditório da Fiocruz Brasília, às 15h30, nesta quarta-feira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE