Segundo levantamento feito pelo Departamento de Trânsito (Detran), 373 motoristas se envolveram em acidentes fatais no Distrito Federal, em 2022. O número assusta e chama a atenção para a necessidade de investir em educação, já que boa parte dos sinistros foi provocada pela imprudência e pelo desrespeito às leis de trânsito. Com o objetivo de conscientizar cidadãos desde a infância, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promove ações em escolas públicas de todo o Brasil, a fim de educar crianças e adolescentes do 1º ao 9º anos do ensino fundamental sobre as normas que devem ser seguidas nas vias, além de torná-los formadores de opinião na realidade em que vivem.
Saiba Mais
- Cidades DF Em briga de trânsito, oficial da PM e motoqueiro saem aos tapas; veja o vídeo
- Brasil Vídeo flagra acidente que matou seis pessoas da mesma família no RJ
- Cidades DF Ciclista de 44 anos morre após colisão com carro na BR-060; motorista fugiu
- Política Senado aprova MP que torna a Caixa administradora do DPVAT em 2023
O projeto Galera do Dnit desembarcou no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Santos Dumont, em Santa Maria, levando diversão aliada ao conhecimento sobre educação no trânsito, por meio de brincadeiras, exibição de vídeos, distribuição de materiais e palestras. No jogo de tabuleiro, por exemplo, as crianças devem enfrentar um desafio a cada casa por onde passam, sempre incentivando o raciocínio sobre as regras de trânsito, como o uso de faixa de pedestres e as sinalizações.
Manoela Rodrigues Melo Oliveira, 6 anos, do 1º ano, estava animada e gostou muito das brincadeiras. "Eu aprendi sobre a faixa de pedestre, dar sinal de vida estendendo o braço e olhar para os dois lados antes de atravessar a rua", disse a pequena. Miguel Guimarães, 6, que é da mesma turma de Manoela, amou a tarde de brincadeiras com o Galera do Dnit. "Hoje, eu aprendi sobre as placas de trânsito e as suas funções. Olhar para um lado e para o outro antes de atravessar a rua minha tia já tinha me ensinado antes", avisou o estudante.
Multiplicadores
A ideia do projeto é que os ensinamentos ultrapassem os limites da escola e que as crianças se tornem formadoras de opinião no convívio fora das instituições de ensino. "A ação também fornece aos alunos uma versão de menor porte dos jogos para que levem para casa e brinquem com os pais, que também acabam aprendendo", conta a coordenadora substituta de Multas e Educação no Trânsito do departamento, Thailine de Sousa Barbosa. "A educação no trânsito é mais do que transmitir os princípios de convivência. É, também, formar cidadãos que cuidam de si e dos outros, o que os torna mais aptos a viver em sociedade", define a coordenadora.
As instituições que recebem o Galera do Dnit são escolhidas a partir de dois critérios: proximidade de rodovias e o índice de acidentes fatais nas regiões onde estão situadas. O CEF Santos Dumont é próximo à BR-040, onde o fluxo de veículos é intenso o dia inteiro. "A escola é o elo entre a família e a sociedade. A gente pede para as crianças que levem esse conhecimento para os responsáveis. Eles passam a ser multiplicadores", explica Dori Ana, professora do 1º ano do colégio. "Eles já têm noção de que a escola é próxima à rodovia e que elas precisam usar as passarelas para passar para o outro lado, por exemplo."
O diretor da escola, Alberto Vieira do Nascimento, diz que os motoristas não respeitam as regras na entrada da escola. "Muitos param o carro em fila dupla, descem com os filhos e vêm deixá-los aqui dentro. Enquanto isso, vai se formando um engarrafamento na rua. É um caos", relata o gestor. Sobre o projeto, Alberto percebe que as parcerias com a educação são fundamentais para transformações efetivas na sociedade. "Um exemplo são as faixas de pedestres, que só passaram a funcionar de verdade quando a conscientização foi levada para as escolas", cita o educador. "Quando surgiu essa oportunidade de parceria com o Dnit, nós a abraçamos, porque ao sensibilizar os meninos, os pais também podem ser atingidos."
Conexão
Junto ao Galera do Dnit, o órgão também disponibiliza um banco de atividades pedagógicas que abordam a educação para o trânsito de forma transversal às diferentes disciplinas do ensino fundamental. O programa Conexão Dnit foi desenvolvido para auxiliar os professores de todo o Brasil a abordar em sala de aula a educação no trânsito, que é um dos 15 temas que abrangem várias disciplinas previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Em todas as atividades do Conexão Dnit foram ressaltados três pilares: a percepção de perigo, a conscientização sobre riscos no trânsito e a adoção de atitudes seguras. As atividades do programa estão no endereço conexaodnit.serviços.gov.br e podem ser incluídas no plano de ensino de qualquer disciplina.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.