CB.Poder

Segurança Pública alinha desembarque de Bolsonaro em Brasília com PMDF

Ao CB.Poder, o titular da pasta, Sandro Avelar, falou sobre a integração das forças de segurança para esta ação e comentou sobre possíveis atos durante a chegada do ex-presidente

Carlos Silva*
postado em 28/03/2023 15:20 / atualizado em 28/03/2023 15:22
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, se reúne na tarde desta terça-feira (28/3) com a Polícia Militar (PMDF) para alinhar os últimos detalhes antes da chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro a Brasília. Ao CB.Poder — parceria entre Correio e TV Brasília — o titular da pasta falou sobre a integração das forças de segurança para esta e outras ações.

À jornalista Ana Maria Campos, Avelar afirmou que a preparação para o desembarque do ex-chefe do Executivo em Brasília tem sido feita por meio de reuniões constantes com representantes das forças de segurança e demais órgãos envolvidos.

“Por exemplo, a Polícia Federal, responsável pela área primária do aeroporto, sendo os primeiros a ter contato quando da chegada do presidente; Detran e Polícia Militar cuidando do trânsito; e Política Civil participando com informações de inteligência para que possamos nos antecipar na eventualidade de alguma manifestação ou algo que possa criar algum problema”, explicou.

O chefe da segurança pública do DF também informou que o ex-presidente já escolheu os oito membros da equipe de segurança que o acompanhará no dia-a-dia. “Ela já escolheu. Muitos são oriundos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e uma parte vinda das Forças Armadas”, disse.

Eventualidades

Segundo o secretário, não está descartada a possibilidade de manifestações durante a chegada do ex-presidente, por isso a segurança será reforçada. “Há indicativos de que haverá atos de apoio. Mas nós estamos preparados para receber o presidente, cuidar do itinerário por onde ele vai passar e garantir que tudo transcorra na mais perfeita ordem”, pontuou.

Avelar ressaltou que o reforço na segurança também ocorre, pois o plano de segurança prevê a antecipação de possíveis eventos que tragam risco ao ex-presidente. “Não podemos ficar relaxados, achando que nenhum incidente vai ocorrer, pois eles acontecem. Temos que estar um passo à frente. Nossa mentalidade é de que se tivermos que errar, que erremos pelo excesso, de cautela, cuidado e com um efetivo que seja condizente com qualquer questão relacionada ao ex-presidente ou ao atual”, reiterou.

Confira o CB.Poder na íntegra:

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • O ex-presidente Jair Bolsonaro foi para os Estados Unidos no fim de dezembro
    O ex-presidente Jair Bolsonaro foi para os Estados Unidos no fim de dezembro Foto: Roberto Schmidt/AFP
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro fala durante a Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC) no Gaylord National Resort & Convention Center em 4 de março de 2023 em National Harbor, Maryland.
    O ex-presidente Jair Bolsonaro fala durante a Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC) no Gaylord National Resort & Convention Center em 4 de março de 2023 em National Harbor, Maryland. Foto: ALEX WONG / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
  •  (FILES) In this file photo taken on October 30, 2022, Brazilian President and re-election candidate Jair Bolsonaro arrives to vote at a polling station in Rio de Janeiro, Brazil, during the presidential run-off election. - The office of Brazil's prosecutor general (PGR) moved Friday January 13, 2023 to include ex-president Jair Bolsonaro in an investigation of people suspected of
    (FILES) In this file photo taken on October 30, 2022, Brazilian President and re-election candidate Jair Bolsonaro arrives to vote at a polling station in Rio de Janeiro, Brazil, during the presidential run-off election. - The office of Brazil's prosecutor general (PGR) moved Friday January 13, 2023 to include ex-president Jair Bolsonaro in an investigation of people suspected of "instigation and intellectual authorship" of the January 8 sacking of government buildings in Brasilia. (Photo by MAURO PIMENTEL / AFP) Foto: MAURO PIMENTEL/AFP
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE