Resgate

Policiais militares do DF são enviados para missão humanitária em Tocantins

Os militares foram enviados no sábado (25/3), após um pedido do governador de Tocantins ao governador Ibaneis Rocha. Os policiais do Bavop resgataram 13 indígenas na cidade de Lagoa da Confusão, que vive situação de emergência com enchentes

Darcianne Diogo
Pablo Giovanni
postado em 26/03/2023 22:01 / atualizado em 26/03/2023 22:34
Cinco policiais militares foram enviados para missão humanitária no Tocantins -  (crédito: Divulgação/PMDF)
Cinco policiais militares foram enviados para missão humanitária no Tocantins - (crédito: Divulgação/PMDF)

Policiais militares do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) atuaram no resgate de 13 indígenas no Tocantins. O pedido de ajuda foi solicitado pelo governador de Tocantins Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB).

Cinco policiais militares foram enviados para a missão humanitária, no sábado (25/3). Eles participaram do resgate de cinco crianças e oito adultos, que estavam isolados na Ilha do Bananal, devido às fortes chuvas na região da cidade de Lagoa da Confusão — o prefeito da cidade decretou situação de emergência devido aos rios e lagos da região que transbordaram, atingindo principalmente aldeias. Além disso, os militares da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atuaram no transporte de mantimentos e alimentos para os indígenas.

Felizmente, todos os indígenas foram resgatados e levados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e pelo governo de Tocantins para um local seguro. Eles deverão retornar à capital federal ainda neste domingo (26/3). Veja o vídeo dos policiais militares.

Resgate

A solicitação de apoio ao governo do DF ocorreu principalmente porque a aeronave para resgate do governo de Tocantins, está em manutenção e, por isso, não pode auxiliar nesse momento. Para o secretário de segurança pública, Sandro Avelar, a união é fundamental para vencer os momentos de dificuldade.

“Nossa cultura de trabalho integrado se estende a todas as unidades de segurança pública coirmãs. Estamos sempre prontos para atuar em conjunto. Parabéns aos policiais da Polícia Militar por atuarem em tão nobre missão”, destacou o chefe da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

O subcomandante do Bavop, major Fernando Ramos, ressaltou que o batalhão está sempre em condições e disposto a prestar este tipo de apoio. “Temos um relacionamento muito bom com os estados e o Entorno. Para nós é uma satisfação muito grande prestar este suporte a esta comunidade que estava isolada”, afirmou major Fernando. O retorno dos militares ocorreu neste domingo (26/3) por volta das 18h.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE