Policiais militares do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) atuaram no resgate de 13 indígenas no Tocantins. O pedido de ajuda foi solicitado pelo governador de Tocantins Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB).
Cinco policiais militares foram enviados para a missão humanitária, no sábado (25/3). Eles participaram do resgate de cinco crianças e oito adultos, que estavam isolados na Ilha do Bananal, devido às fortes chuvas na região da cidade de Lagoa da Confusão — o prefeito da cidade decretou situação de emergência devido aos rios e lagos da região que transbordaram, atingindo principalmente aldeias. Além disso, os militares da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atuaram no transporte de mantimentos e alimentos para os indígenas.
Felizmente, todos os indígenas foram resgatados e levados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e pelo governo de Tocantins para um local seguro. Eles deverão retornar à capital federal ainda neste domingo (26/3). Veja o vídeo dos policiais militares.
Resgate
A solicitação de apoio ao governo do DF ocorreu principalmente porque a aeronave para resgate do governo de Tocantins, está em manutenção e, por isso, não pode auxiliar nesse momento. Para o secretário de segurança pública, Sandro Avelar, a união é fundamental para vencer os momentos de dificuldade.
“Nossa cultura de trabalho integrado se estende a todas as unidades de segurança pública coirmãs. Estamos sempre prontos para atuar em conjunto. Parabéns aos policiais da Polícia Militar por atuarem em tão nobre missão”, destacou o chefe da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
O subcomandante do Bavop, major Fernando Ramos, ressaltou que o batalhão está sempre em condições e disposto a prestar este tipo de apoio. “Temos um relacionamento muito bom com os estados e o Entorno. Para nós é uma satisfação muito grande prestar este suporte a esta comunidade que estava isolada”, afirmou major Fernando. O retorno dos militares ocorreu neste domingo (26/3) por volta das 18h.
Saiba Mais
- Cidades DF Ciclista de 44 anos morre após colisão com carro na BR-060; motorista fugiu
- Cidades DF Policial ameaça a mulher com tiros, é denunciado pela filha e preso no Cruzeiro
- Cidades DF Atleta de Brasília vence pela 7ª vez a mais dura prova do mountain bike mundial
- Cidades DF Síndrome de Down: evento no Parque da Cidade traz luta por inclusão e igualdade
- Cidades DF Indígena denuncia ter sido agredido por segurança em festival no DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.