Dança internacional

Bailarina selecionada para turnê na Europa faz workshop para pagar viagem

A bailarina profissional e professora de dança Luana Vieira foi selecionada para participar de uma turnê de seis meses de cruzeiro pela Europa

Yasmin Rajab
postado em 15/03/2023 19:48 / atualizado em 15/03/2023 19:48
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O primeiro contato de Luana Vieira com a dança ocorreu quando ela tinha apenas 11 anos de idade. Apesar de gostar de dançar desde muito antes disso, a jovem só teve a oportunidade de fazer aulas nessa idade, após uma associação do governo abrir vagas em Várzea Grande, no Mato Grosso, cidade em que morava na época.

Hoje com 25 anos, a bailarina profissional e professora de dança foi selecionada para participar de uma turnê de seis meses em um cruzeiro pela Europa. Entre os cerca de 100 concorrentes da audição no Brasil, Luana ficou entre os 20 escolhidos pela companhia Aida Cruises para a viagem até à Alemanha. 

Apesar da boa notícia, a companhia de dança alemã financiará apenas a passagem. Portanto, a jovem terá que custear por conta própria os demais gastos, que ficarão em torno de R$ 5 mil reais. "É algo muito distante do que imaginei pra minha vida. No Brasil, uma oportunidade como essa é bem rara de acontecer. Estou muito feliz, mas com meu salário de professora é inviável pagar, por exemplo, cursos e exames que precisarei fazer lá", conta. 

Moradora de Brasília desde os 19 anos, Luana se mudou sozinha para a capital para viver o sonho de trabalhar com a arte. Há cerca de um ano e meio, a bailarina se formou em licenciatura em dança pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Nesse tempo, a jovem participou de companhias de dança, espetáculos e videoclipes, além de ministrar aulas em turmas regulares e eventos. 

Buscando arrecadar fundos para a viagem, a bailarina organizou um workshop de despedida com aulas de dança por um valor simbólico de R$ 50. "A cidade de Brasília me acolheu com muito carinho e eu gostaria de deixar registrado minhas últimas semanas por aqui de uma forma especial. E o workshop de dança foi a forma que eu encontrei de me despedir dos meus amigos de profissão fazendo o que eu mais gosto, que é dançar, e arrecadando o valor financeiro que eu preciso para poder arcar com os custos da minha viagem", explica.

"Já dancei em videoclipes de artistas locais de Brasília e também já produzi algumas videodanças que contam com mais de 1k de visualizações no Instagram e YouTube. Todas foram experiências muito enriquecedoras para o meu trabalho como dançarina, pois serviram como pilares de preparo para essa nova experiência que viverei lá fora", ressalta. 

O workshop realizado por Luana contará com a presença de seis professoras referências em Brasília. As aulas acontecerão a partir das 14 horas, neste sábado (18/3), no Estúdio Have Dream, localizado na 712 Norte. A bailarina também aceita doações através do pix, na chave: 61993011243. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE