Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência visual, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou na manhã desta terça- feira (13/3), o Projeto de Lei 1719/2021, que prevê a instalação de dispositivo de áudio para reprodução sonora dos equipamentos de leitura óptica de código de barras. O texto segue para apreciação do plenário da CLDF.
Os estabelecimentos de pequeno porte foram excluídos da aplicação da lei pela Emenda da Comissão de Defesa do Consumidor, pois o custo de adaptação exigida poderia ser excessivamente alto para os micro e pequenos empreendedores.
O deputado Iolando (MDB) argumentou que “é necessário propiciar às pessoas com deficiência meios concretos de inseri-las na sociedade de maneira uniforme”, O objetivo do projeto é "possibilitar aos que possuem problemas de visão a efetividade em seus direitos na qualidade dos consumidores, já que a maioria dos estabelecimentos comerciais não estão totalmente adaptados às necessidades das pessoas com deficiência."
Iolando explicou durante a discussão da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que esta é uma demanda antiga das associações de pessoas com deficiência visual do DF. “A instalação do dispositivo que faz a leitura em voz nos caixas destinados às pessoas com deficiência atende ao objetivo”, pontuou o parlamentar.
Após a exposição de Iolando, o deputado Thiago Manzoni (PL) votou favoravelmente ao projeto, ao declarar pela necessidade de inclusão das pessoas com deficiência visual, levando em consideração a instalação do dispositivo em um dos caixas do estabelecimentos comerciais reduz o custo de implantação da proposta, além da exclusão das empresas de pequeno porte.
Saiba Mais
- Cidades DF Celina Leão oficializa criação do Batalhão dos Poderes, com 500 agentes
- Cidades DF Estudante "presenteia" professora negra com palha de aço no Dia da Mulher
- Cidades DF Inovação do Turismo no DF é tema de evento promovido pela ABIPTI
- Cidades DF Homem fica ferido após atingir a própria mão com caneta-revólver
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.