Começa nesta segunda-feira (13/3) a campanha nacional de imunização contra Mpox. No Distrito Federal, 177 pessoas estão aptas para receber a vacina.
A expectativa da Secretaria de Saúde (SES) é de as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde cheguem até o fim desta tarde. A estratégia de busca ativa para encontrar esses cidadãos ainda será traçada pela pasta.
Segundo a SES, o baixo número de pessoas é explicado porque o Ministério da Saúde não recomenda a vacinação em massa contra Mpox.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Banido, Will Smith vira motivo de piada em discurso no Oscar 2023
- Esportes Noite de clássico no Cariocão: Flamengo e Vasco fazem 1º jogo da semifinal
- Brasil Bombeiros de São Paulo receberam 142 chamados por causa das chuvas
- Esportes Segunda metade das oitavas da Champions começam nesta terça-feira (14/3)
Campanha nacional
Nesta primeira fase, serão priorizados os grupos de risco, como pessoas que vivem com HIV, profissionais de laboratórios que trabalham diretamente com vírus, além de pessoas que tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados da doença.
O esquema vacinal será de duas doses do imunizante por pessoa. Em todo o Brasil, 47 mil doses estão sendo distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
No DF, até o início de março, 352 de Mpox foram confirmados.
Quem pode se imunizar?
- Pessoas vivendo com HIV/Aids: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais maiores de 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;
- Profissionais que trabalham diretamente com Mpox em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.
- Pessoas de 18 a 49 anos que tiveram contato com fluidos e secreções de pessoas suspeitas ou com confirmação para a Mpox.
Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.