Céu com muitas nuvens, tempo nublado e pancadas de chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), assim será esta quinta-feira (9/3), na capital do país. Para as horas mais quentes, a temperatura máxima deve atingir os 21,6ºC, enquanto a mínima deve chegar aos 18ºC durante a noite. Já a umidade relativa do ar varia entre 92% e 50%. A possibilidade de ocorrência de chuva é de aproximadamente 92%.
No quantitativo, o alerta aponta que pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Com isso, o instituto divulgou alerta laranja para o DF, o que representa perigo. Com fortes chuvas e rajadas de vento programadas para o fim da tarde e à noite, o cidadão deve redobrar os cuidados enquanto estiver na rua, ou até mesmo em casa.
O Correio separou alguns cuidados necessários. Confira:
Dentro de casa
- Não utilize equipamentos elétricos;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
- Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
- Mantenha-se sempre calçado;
- Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
Na rua
- Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
- Não se exponha à chuva;
- Não se abrigue embaixo de árvores;
- Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
- O interior do carro é um local isolado e seguro.
Fonte: Defesa Civil
Saiba Mais
- Cidades DF Na mira do Judiciário: 96% dos feminicidas foram condenados no DF
- Cidades DF Caminhoneiro é autuado por embriaguez no Entorno; bafômetro passa do limite
- Cidades DF Traficante que carregava maconha em carro morre em confronto com PMs
- Cidades DF Operação mira fraude no concurso da Polícia Penal do DF
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
*Estagiária sob supervisão de Thays Martins
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.