Saúde

Hospital da Criança: novos leitos dependem de contratação de médicos

A promessa é que outros cinco leitos sejam inaugurados até o início de abril, totalizando 10 novas vagas. "Um fator limitante tem sido a falta de profissionais", disse a superintendente executiva do hospital, Valdenize Tiziane

Mariana Saraiva
postado em 06/03/2023 23:39 / atualizado em 17/04/2023 11:58
 (crédito: Breno Esaki/Agencia Sa?de)
(crédito: Breno Esaki/Agencia Sa?de)

Nesta segunda- feira (6/3) o Hospital da Criança de Brasília (HCB) inaugurou cinco novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que já foram preenchidos. A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, esteve na ocasião para conhecer as novas unidades de atendimento e celebrar a conquista do sistema único de saúde (SUS).

A promessa é que outros cinco leitos sejam inaugurados até o início abril, totalizando 10 novas vagas. Com isso, o HCB passará a contar com 43 leitos de UTI pediátrica. A superintendente executiva do hospital, Valdenize Tiziane, relatou que o fator determinante para a entrega das outras UTis é conclusão do processo seletivo para a equipe de médicos intensivistas. “Um fator limitante tem sido a falta de profissionais, os médicos intensivistas pediátricos são profissionais raros e estamos dependendo do mercado”,disse

A secretária de Saúde celebrou a entrega dos leitos e pontuou que o HCB é um hospital público com uma gestão diferenciada. “Um exemplo de que o SUS dá certo”, contou. Ainda segundo ela, atualmente o hospital tem 10 crianças na fila de espera, e outras 4 em ventilação mecânica, na unidade, aguardando que um leito desocupe.

Para a secretária, 43 leitos não são o suficiente para supri a demanda da cidade, que atualmente conta com 65 leitos de UTIs pediatricas distribuídos pelos hospitais do DF, e tem enfrentado um período de doenças respiratórias e gripais. “ Temos acelerado a abertura de novos leitos ", ressaltou.

A inauguração visa principalmente o acolhimento desses pacientes com doenças sazonais. Devido ao período de isolamento social causado pela pandemia de covid- 19. As crianças ficaram reclusas em casa e sem contato com uma gama de vírus, que contribuíram para a baixa na imunidade e casos graves de doenças respiratórias.

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE