Assédio

Campanha combate o assédio sexual no transporte público do DF

Esse é o segundo ano da ação, nomeada de "Embarque com o Respeito". Os motoristas e cobradores do transporte público coletivo do DF estão orientados sobre os procedimentos que devem tomar quando houver prática de crimes dentro dos ônibus

Correio Braziliense
postado em 03/03/2023 09:36 / atualizado em 03/03/2023 09:36
 (crédito: Semob)
(crédito: Semob)

Nesta quinta-feira (2/3), as peças da campanha da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) começaram a ser veiculadas nas redes sociais da pasta, TVs dos ônibus e no sistema de comunicação visual da Rodoviária do Plano Piloto.

Esse é o segundo ano da ação, nomeada de “Embarque com o Respeito”. A campanha estimula os passageiros de ônibus a não dar espaço para importunação e assédio sexual. A vítima pode relatar o caso ao motorista e aos demais passageiros do ônibus, ou ligar para a Polícia Militar (PMDF) pelo telefone 190. Se a vítima for mulher, pode recorrer também à Central de Atendimento à Mulher, pelo 180. O serviço registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes.

O crime de importunação sexual ocorre quando o autor pratica um ato de caráter sexual, na presença de alguém, sem sua autorização e com a intenção de obter prazer para si mesmo ou para outra pessoa.

Os motoristas e cobradores do transporte público coletivo do DF estão orientados sobre os procedimentos que devem tomar quando houver prática de crimes dentro dos ônibus. A Semob determina que as empresas operadoras do sistema de transporte forneçam com frequência, cursos e palestras sobre o atendimento aos passageiros.

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE