Durante evento de distribuição de cadeiras de rodas, na estação 112 Sul do Metrô-DF, a governadora em exercício Celina Leão falou sobre a paralisação que prejudicou passageiros na tarde do último dia de fevereiro. A governadora interina expressou revolta e afirmou fazer cobranças ao diretor geral: "Uma pessoa que furta algo que é público, não furta do Estado, mas furta da própria população. A gente deve punir a exemplarmente”, enfatizou. Celina também pediu desculpas à população do Distrito Federal pelo transtorno, “Não foi fruto de ineficiência, mas de um terceiro que furtou o cabeamento."
Celina falou sobre os desafios enfrentados no transporte público e citou a expansão de linhas do metrô, proposta que viria a ser concretizada por meio de parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). "Acredito que em quatro anos a privatização do metrô não foi pautada. Hoje, buscamos um reforço orçamentário, pois, todo investimento em metrô é muito pesado,” concluiu.
O evento
Estavam previstas para a data a entrega do total de 80 cadeiras de rodas. Os beneficiados estavam inscritos em uma lista da Secretaria de Saúde. O evento na estação 102 é um das ações para promoção de acessibilidade no DF.
Para Tamires das Graças, mãe do garoto Caio, de 14 anos, a ação foi importante para poder renovar a cadeira do filho. “Ele faz uso de uma mesma cadeira de rodas por volta de 5 anos” a mãe estava inscrita na lista da Secretaria de Saúde para receber uma nova cadeira de rodas.
Para a dona de casa Kátia Guimarães, 46, a divulgação do evento é importante para garantir a acessibilidade de todos. "Muitas pessoas não têm condições de comprar. Isso faz uma diferença grande”. O tio de Kátia recentemente fez uma cirurgia que o impossibilitou permanentemente de andar. A cadeira que ele esteve até o momento do recebimento foi emprestada pela mãe de Kátia, que a usou em cuidados pós-operatórios.
As cadeiras que não foram retiradas na estação 112 ainda podem ser adquiridas por pessoas inscritas na lista da Secretaria de Saúde e podem ser obtidas na Oficina de Órteses e Próteses, localizada no SGAP, Bloco G, Lote 06, SIA, Parque de Apoio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Telefone: (61) 2017-1145 ramal: 1129
Saiba Mais
- Diversão e Arte BBB 23: MC Guimê atende Big Fone e coloca dois participantes no paredão
- Cidades DF Inscrições para seminário do STJ se encerram nesta quarta-feira (1º/3)
- Política Para evitar crise, Lula discursará no Parlamento de Portugal em sessão específica
- Cidades DF Afastada por motivo de saúde, conselheira Anilcéia Machado retorna ao TCDF
- Política STF inicia julgamento sobre perfilamento racial em abordagens policiais
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
*Estagiário sob supervisão de Márcia Machado
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.