O terceiro painel da 2ª Edição do Entre os Eixos do DF, nesta terça-feira (28), debateu sobre soluções para o urbanismo e a habitação no Distrito Federal. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Matheus Leandro de Oliveira, falou sobre a importância de se colocar em prática o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (Ppcub).
Após dez anos de debate, o PPCUB foi apresentado à sociedade do DF no final do ano passado, mas o debate ainda será ampliado a pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O secretário pediu agilidade no processo, por conta do tempo que o instrumento está sendo debatido.
O secretário afirma, ainda, que quer preservar o patrimônio tombado de Brasília, mas isso é diferente de não fazer nada.
“Ninguém quer violar o conceito de setorização previsto por Lucio Costa, mas um exemplo, porque no Setor Comercial Sul (SCS), mas poderia ter 30% de habitação com limite de 60 metros. Esse é o problema de mobilidade urbana da cidade, é a distância. Se trouxermos as pessoas para perto e fizermos projetos para espaços vazios, que não foi previsto inicialmente por Lucio Costa”, disse.
Leandro também falou sobre a necessidade de Brasília se tornar uma cidade mais inclusiva. Ele citou espaços vazios no Plano Piloto, que poderiam ser aproveitados para aproximar parte da população do DF que percorre grandes trajetos para chegar ao trabalho no centro.
“Há muito espaço vazio em Brasília, podemos trazer as pessoas mais para perto. Podem dizer que não foi previsto no projeto original, mas a gente deve fazer atualizações nesse modelo”, disse. A gente precisa resolver a vida das pessoas que estão morando longe e podemos aproveitar áreas fora do Plano, como a Rodoferroviária para fazer um bairro econômico e trazer as pessoas mais para perto”, acrescentou.
O Correio Braziliense promove, nesta terça-feira (28/2), o evento que reúne autoridades, especialistas e membros da sociedade civil. O encontro tem como tema central "Quem ama preserva" e coloca em pauta a preservação do patrimônio cultural de Brasília.
O debate é dividido em três painéis. O primeiro com o tema "Por que é preciso preservar o tombamento de Brasília?", o segundo sobre "O despertar para a educação patrimonial" e, por último, tratará da "Mobilidade, densidade urbana e envelhecimento da capital".
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!