O Correio Braziliense recebe nesta terça-feira (28/2), a partir das 14 horas, no auditório do jornal, autoridades, especialistas e membros da sociedade civil para a segunda edição do Entre os Eixos. O evento terá como tema central "Quem ama preserva" e colocará em pauta a preservação do patrimônio cultural de Brasília.
A ideia do projeto é chamar a sociedade civil, instituições e autoridades da área para discutir amplamente o assunto. Com mediação dos jornalistas Ana Maria Campos e Carlos Alexandre de Souza, o debate contará com a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues e a representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto.
Além desses, participarão do debate o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB); a professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) Cláudia da Conceição Garcia; Thiago Perpétuo, superintendente do Iphan no DF; e Dênio de Oliveira Moura, promotor de Justiça da 1ª Prourb (Promotoria da Ordem Urbanística) do MPDFT, entre outros.
O debate será dividido em três painéis. O primeiro com o tema "Por que é preciso preservar o tombamento de Brasília?", o segundo sobre "O despertar para a educação patrimonial" e, por último, tratará da "Mobilidade, densidade urbana e envelhecimento da capital".
Desde 7 de dezembro de 1987, o conjunto urbano de Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade, decretado pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco). O editor de Política do Correio e um dos mediadores do debate, Carlos Alexandre de Souza, acredita que a discussão será importante para estimular uma reflexão sobre a cidade. "A participação de convidados de diversas áreas tem por objetivo oferecer uma visão abrangente sobre Brasília, de modo a mantê-la como referência em urbanismo, desenvolvimento econômico e qualidade de vida", declarou.
Para a jornalista Ana Maria Campos é importante que a população entenda a importância da preservação do patrimônio. "Brasília é uma cidade patrimônio mundial. Nós brasilienses temos que fazer a nossa parte para preservá-la para as futuras gerações. O Correio, sempre sintonizado com as questões da cidade, quer dar a sua contribuição com um debate que ajuda a despertar nos brasilienses esse sentimento de preservação do nosso patrimônio, da nossa capital", pontuou.
O debate terá a duração de cinco horas e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Correio Braziliense no Facebook, Twitter e Youtube, ou pelo site do evento: encr.pw/43go6
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.