Está marcado para esta segunda-feira (27/2) um mutirão para retificação de nome de gênero em documentos como o Registro Geral (RG) de pessoas trans e não binárias. O movimento contará com cerca de 70 servidores faz parte da primeira fase do Projeto Cidadania Não Binária, que está na segunda edição.
O projeto é uma colaboração entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Território (TJDFT), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e a sociedade civil organizada.
Em novembro de 2022, durante a XVII Semana Nacional da Conciliação, as instituições realizaram audiências itinerantes com as pessoas interessadas em fazer a alteração da documentação. A ação garantiu o direito à retificação de nome e gênero a 24 pessoas que eram assistidas há mais de um ano pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da DPDF.
A próxima etapa será a de emissão das certidões de nascimento retificadas com a requalificação de gênero e nome. Com os novos documentos, será possível alterar outros, como título de eleitor e CPF.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.