Após receber 181.400 doses da vacina Pfizer Bivalente, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) dará início a uma nova campanha de vacinação contra a a covid-19 nesta segunda-feira (27/2). Neste primeiro momento, os imunizantes estarão disponíveis para quem tem mais de 70 anos e para pessoas imunocomprometidas. Os pontos de vacinação ainda serão definidos, segundo a pasta.
Além dos idosos acima de 70 anos e dos imunocomprometidos, pessoas em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e os trabalhadores desses locais e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas também poderão se vacinar com a Bivalente nesta nova etapa de imunização contra a covid-19.
Vale ressaltar que a campanha de vacinação no DF continua para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. A dose infantil é dividida por faixa etária. Crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses recebem a Pfizer Baby. De acordo com a pasta, neste caso, são três doses, com intervalo de quatro semanas entre as duas primeiras e de oito semanas entre a segunda e a terceira. As crianças de 3 e 4 anos que tomaram duas doses de CoronaVac devem receber uma dose de reforço, com o imunizante Pfizer Baby, quatro meses após a segunda dose.
Já as crianças de 5 anos a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de 21 dias. Já o reforço (terceira dose) deve ser aplicado quatro meses após a segunda dose. A vacina CoronaVac está disponível para a segunda dose para crianças que tomaram a primeira dose desse imunizante. São duas doses, com intervalo de 28 dias. Para serem vacinadas, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e levar o cartão de vacina e documento de identificação.
A primeira dose está disponível para pessoas com 12 anos ou mais. Os adultos a partir de 18 anos podem escolher a marca do imunizante (Janssen ou Pfizer-BioNTech). Enquanto os adolescentes de 12 a 17, grávidas e puérperas devem receber a Pfizer. Para receber a segunda dose é necessário respeitar o intervalo mínimo de 28 dias para a CoronaVac, 21 dias para Pfizer-BioNTech ou de 56 dias para AstraZeneca. Após receber a segunda dose, deve-se esperar quatro meses para receber a dose de reforço.
Para pessoas com mais de 40 anos ou profissionais de saúde, a secretaria aplica a quarta dose, também chamada de segunda dose de reforço. Nesses casos, é necessário ter tomado o primeiro reforço há pelo menos quatro meses.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!