Jornal Correio Braziliense

Carnaval

Raparigueiros: MP encontra irregularidades em posto médico e banheiros

De acordo com a equipe de servidores do Ministério Público, banheiros químicos estavam em área verde do Eixo Monumental, mas sem qualquer iluminação. Serviços médicos tinham problemas relacionados ao licenciamento

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) informou que identificou irregularidades durante fiscalização realizada pelos representantes do órgão no bloco Raparigueiros, no domingo (19/2).

De acordo com o MP, foram encontrados problemas no licenciamento dos serviços médicos de emergência e urgência. Os servidores também localizaram banheiros químicos — disponibilizados para os foliões — na área verde do Eixo Monumental, sem qualquer iluminação. Na avaliação do Ministério Público, isso expôs os foliões ao perigo.

Os representantes também visitaram a Cidade Policial, localizada na Torre de TV, e se reuniram com integrantes das forças de segurança do DF. De acordo com o MP, o objetivo desse monitoramento é proporcionar condições de segurança aos foliões, manutenção da ordem pública, cumprimento das licenças exigidas aos bares e blocos, às aglomerações de pessoas nas vias, bem como os limites de ruído e a limpeza urbana.

“A presença da equipe do MPDFT nas festividades carnavalescas têm proporcionado um acompanhamento mais próximo das ocorrências junto aos foliões, aos moradores do DF e visitantes da cidade”, disse Luciana Bertini, procuradora de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural.

Bloco Raparigueiros

Pelo menos dez pessoas foram esfaqueadas e 27 facas, três tesouras e quatro canivetes foram apreendidas em blocos de carnaval na capital, de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, na noite deste domingo (19/2) e na madrugada desta segunda (20/2).

Momentos de violência foram registrados no bloco Raparigueiros, que se concentrou ao lado da Torre de TV, e subiu até o Memorial dos Povos Indígenas. O vídeo abaixo mostra que, em uma das brigas, dois grupos discutiram e, em seguida, dois homens começaram a se agredir com chutes e empurrões.

Em outro momento do bloco, as câmeras da Polícia Militar flagraram quando um homem correu atrás de outro e o derrubou no chão. Segundo a polícia, a vítima foi esfaqueada. O autor do crime foi preso e encaminhado para a 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).

Outro homem foi preso no bloco com sete frascos, de 350ml cada um, com diclorometano, substância entorpecente conhecida como loló. Segundo a PM, a droga seria vendida durante a festa. Ele foi encaminhado à delegacia.

Entre as vítimas das agressões, está um jovem de 20 anos, ferido com oito facadas. Ele foi levado para o Hospital de Base, consciente e orientado. Outra vítima de esfaqueamento tem 21 anos e foi levada para a mesma unidade, com ferimentos no tórax.

Participe do prêmio #CBFolia

Uma das mais importantes premiações do carnaval de Brasília está de volta para celebrar o Melhor Bloco, o Melhor Momento e a Melhor Fantasia da cidade. A votação se encerra na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22, às 18h. Acesse o site e vote no seu bloco favorito ou envie sua foto para concorrer ao troféu de Melhor Fantasia!