Jornal Correio Braziliense

Carnaval

Com muita alegria, foliões aproveitam Raparigueiros no Eixo Monumental

Forte aparato policial foi mobilizado para atender a segurança dos foliões, no Eixo Monumental. O tradicional bloco de carnaval retorna ao DF após dois anos, em decorrência da pandemia de covid-19

O tradicional bloco de carnaval do Distrito Federal Raparigueiros começou a percorrer o Eixo Monumental, no fim da tarde deste domingo (19/2). Um forte aparato policial, envolvendo as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros (CBMDF), foi mobilizado para garantir a segurança do público durante todo o trajeto.

Nas ruas da capital federal desde 1992, o grupo é conhecido pelos brasilienses por envolver todo o tipo de gosto musical do carnaval de rua. Do sertanejo ao brega funk, os foliões começaram a se reunir um pouco depois da Torre de TV, por volta das 17h, no sentido do Palácio do Buriti. O público começou a chegar, no entanto, lá para às 21h, ao redor do trio elétrico. 

De acordo com a organização do evento, o trajeto a ser percorrido pelos foliões será pelo Eixo Monumental até a altura do Memorial JK, quando desce novamente a via, voltando ao ponto de concentração. Por falta de recursos repassados pela Secretaria de Cultura, por meio do Fundo de Apoio à Cultura, o bloco vai sair apenas um dia. 

Minervino Júnior/CB/D.A.Press - 19/02/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Carnaval 2023 Bloco Raparigueiros. Policia Militar revistando foliões.
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - 19/02/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Carnaval 2023 Bloco Raparigueiros. Patricia Fontenelle e Daniela Maria.
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - 19/02/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Carnaval 2023 Bloco Raparigueiros.
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - 19/02/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Carnaval 2023 Bloco Raparigueiros.
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - 19/02/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Carnaval 2023 Bloco Raparigueiros.
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - Com 10 ocorrências de violência por arma branca, grupo entra na mira do Governo do Distrito Federal

Celina monitora

Ali perto, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), esteve na Cidade Policial, localizada na Torre de TV. Ao Correio, a chefe do Executivo local detalhou que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou 17 esfaqueamentos, sendo que dois teriam ocorrido em blocos. 

“Esses dados são da Secretaria de Saúde, não propriamente dito de blocos, mas do período de carnaval. De pessoas que saíram para bares e outros locais. Naqueles blocos que estão registrados, foram dois (esfaqueamentos). Uma pessoa que estava fora do bloco e outra dentro, porém com ferimentos mais leves”, detalhou Leão.

Nessa visita antes do início dos blocos no Eixo Monumental, em especial o Raparigueiros, Celina esteve com parte do secretariado de segurança do DF, entre eles o novo secretário de segurança Sandro Avelar. 

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Participe do prêmio #CBFolia

Uma das mais importantes premiações do carnaval de Brasília está de volta para celebrar o Melhor Bloco, o Melhor Momento e a Melhor Fantasia da cidade. A votação se encerra na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22, às 18h. Acesse o site e vote no seu bloco favorito ou envie sua foto para concorrer ao troféu de Melhor Fantasia!