Jornal Correio Braziliense

Abuso policial

PMDF nega que tenha tido abordagem violenta em bloquinho após denúncia de foliões

De acordo com relatos de foliões, policiais abordaram as pessoas durante o bloco com uso de spray de pimenta por conta das músicas que tocaram durante a festa

Após ter sido criticada por suposto excesso de violência em um bloco do carnaval de Brasília na noite deste sábado (18/2), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disse em nota que os policiais envolvidos na ação foram atacados por foliões. A corporação disse ainda que apreendeu gás lacrimogênio com participantes de bloco.

De acordo com o Major Michello, porta-voz da PMDF, a polícia agiu apenas quando o local da festa estava super lotado, pois tinha passado do número de pessoas previstas, e para prevenir a segurança dos foliões, dispersaram quem entrava ali. E, em outra situação, os policiais ajudaram o Corpo de Bombeiros para retirar uma pessoa que estava ferida no bloco, mas as pessoas presentes na festa não ajudaram a fazer o corredor para que os bombeiros tirassem o ferido dali, e por isso, tiveram que mais uma vez, dispersar a multidão. 

A Policia Militar ainda argumentou que recebeu denúncia de que foliões estariam usando gás lacrimogênio nos locais de grande concentração. “Uma unidade chegou a ser apreendida pelos policiais”, completou.

Denúncia 

Foliões que aproveitavam a festa de carnaval no Setor Carnavalesco Sul denunciaram aos organizadores do evento uma abordagem da polícia. Segundo eles, a abordagem era agressiva. "Eles estavam batendo na galera, caminhando, batendo no ombro, de pessoas que estavam ali só dançando e se divertindo, sem a menor necessidade", conta uma das pessoas presentes na festa, que preferiu não se identificar. 

O relato mais grave foi que por volta das 19h30 deste sábado (18/2), os policiais teriam entrado no bloco e utilizado spray de pimenta nos foliões por conta das músicas que estavam sendo tocadas ali. As pessoas ficaram encurraladas pois não tinham para onde ir e não sabiam o que estava acontecendo. "Eles diziam que a música fazia apologia à maconha e tinha palavras de ordem contra a polícia. Se sentiram ofendidos, e ao invés de chamar a produção para desligar o som, trocar a música, ou até mesmo encerrar o bloco, preferiram agir contra quem estava ali aproveitando o momento", diz um dos organizadores que recebeu a denúncia.

Um dos foliões presentes, ao conversar com o responsável pela operação, contou ao Correio que o policial explicou que recebeu uma denúncia sobre uso de drogas naquele local. Ele questionou o policial "Se recebeu uma denúncia que alguém tinha usado droga, porque não foi atrás dessa pessoa e prendeu? Ao invés de culpabilizar 50 pessoas que estavam aproveitando", e ao questionar, a polícia deu voz de prisão ao folião, mas a coordenação do evento chegou para intermediar a confusão.

O relator da denúncia disse que promove eventos há 18 anos em Brasília, e que a cada ano, essa abordagem se tornou ainda mais comum. "Parece que virou padrão em qualquer bloco de carnaval. O policial chegou e não gostou do que viu, usa o spray de pimenta para dispersar as pessoas. Isso é o principal problema do carnaval de Brasília."

Por conta da abordagem truculenta, alguns blocos resolveram cancelar o evento, como o Beco Elétrico. Nas redes sociais, eles publicaram a seguinte nota. "Nós do coletivo prezamos por fazer eventos de qualidade. Infelizmente, ontem ocorreu uma ação da PMDF durante o bloco dos nossos parceiros. Desta forma, não nos sentimos seguros em fazer um evento que não seja de qualidade."

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Participe do prêmio #CBFolia


Uma das mais importantes premiações do carnaval de Brasília está de volta para celebrar o Melhor Bloco, o Melhor Momento e a Melhor Fantasia da cidade. A votação se encerra na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22, às 18h. Acesse o site e vote no seu bloco favorito ou envie sua foto para concorrer ao troféu de Melhor Fantasia!