O Rebanhão está chegando para animar os católicos do Distrito Federal e Entorno. Com expectativa de reunir cerca de 8 mil fiéis, a 37ª edição contará com uma programação recheada de orações, shows, missas e música religiosas a em ritmos carnavalescos. Por conta da pandemia do coronavírus, as celebrações tiveram público reduzido nos últimos anos. Neste carnaval, a expectativa e que a celebração ocorrerá em grandes proporções na Arena BRB Nilson Nelson, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.
Presidente do Conselho da Renovação Carismática Católica do DF (RCC-DF) Antônio Manoel de Souza Filho, destaca que o Rebanhão é uma excelente oportunidade de vivenciar um carnaval extraordinário na presença de Deus. "Serão dias de muita espiritualidade com momentos como pregações, adorações, louvor e Santa Missa", ressalta. Para ele, a expectativa para a edição deste ano é muito alta. "Os fiéis contam com uma programação muito bem pensada a fim de que tenham um verdadeiro e profundo encontro pessoal com Deus", avalia.
O evento é organizado pela Renovação com apoio da Arquidiocese de Brasília, Rádio Nova Aliança e Canção Nova. Em 2013, segundo a organização, o Rebanhão atingiu um público com participação de mais de 35 mil pessoas do DF e entorno durante os três dias de carnaval. A entrada é franca.
Nesta edição, estará presente o cardeal arcebispo Dom Paulo Cezar Costa, que celebrará a Santa Missa na terça-feira de carnaval. O cronograma prevê com muitos momentos de louvor, adoração, pregações, além de contar com a presença e o apoio de vários sacerdotes que darão assistência no atendimento de confissões, que ocorrerão durante todo o período de realização do evento. Para as crianças e adolescentes, haverá o tradicional "Rebainho" e o "Adolesantos", que são espaços destinados para a evangelização com programação especialmente preparada conforme as idades.
Antônio pontua que a RCC do DF comemora também o Ano Jubilar,quando se completam 50 anos do início do movimento na Arquidiocese de Brasília. "Os fiéis podem esperar com muita alegria a realização deste grande e significativo encontro. São muitas graças, muitas vidas sendo alcançadas por meio dos nossos grupos de oração, espalhados por todas as paróquias do DF", ressalta. O presidente deixa o convite a todos para vivenciarem intensamente esses dias de celebração com a comunidade católica.
Presença garantida
Gabriel Monteiro, 23 anos, conta que frequenta o evento há dez anos e que as expectativas para esta edição são de muita ansiedade pelo retorno do encontro no centro de Brasília e por ter o ginásio cheio de fiéis. "É o povo de Deus indo beber da graça, porque ficamos dois anos sem ter ele de forma aberta para todo o público", celebra o morador do Itapoã. O rapaz costuma ir com o grupo de oração que frequenta, além de ter a companhia de alguns parentes.
A respeito da programação, o jovem conta que se identifica e gosta dos momentos de adoração e também dos shows de louvor e de dança. "São partes que sempre me chamam muita atenção", comenta Gabriel. Ele conta que sempre foi muito católico, tendo encontrado o sentido da vida em Deus. "Eu tenho a graça de viver esse feriado que para o mundo muitas vezes é um momento de aproveitar os prazeres carnais. Ser católico e vivenciar essa festa são a alegria do meu coração", pontua o secretário.
Assim como Gabriel, a estudante de administração Lys Lorena Pereira Silva, 23, participa dos encontros desde muito nova e, neste ano, não será diferente. Ela conta que ia todos os anos com a família. "Lembro de ficar muito encantada com toda a programação. Na época eu ainda não conhecia a Renovação Carismática e foi através do Rebanhão que eu passei a acompanhar o movimento e me interessar cada vez mais", recorda a moradora de São Sebastião.
Em um desses encontros de carnaval, Lys comenta que saiu decidida a procurar um grupo de oração para frequentar. "Em todos esses anos eu pude presenciar muitas graças e muitas realidades sendo transformadas. Meus momentos favoritos são as pregações, mas também amo os momentos de animação que são muito alegres e festivos, próprios do momento", destaca. Para a jovem, este Rebanhão será ainda mais especial, pois está voltando ao mesmo formato de antes da pandemia. "Não há carnaval melhor que esse", pontua.