Para que os foliões possam pular carnaval com tranquilidade, a Polícia Militar (PMDF) divulgou um esquema especial de segurança. Haverá um comando móvel — a Cidade Policial — de hoje a segunda-feira, no Taguapark. No estacionamento norte da Torre de TV, o aparato foi instalado nesta sexta-feira (17/2) e ficará até terça-feira (21/2). Esses comandos servem como pontos de apoio para monitoramento dos eventos. A festa promete levar mais de 1,5 milhão de pessoas para as ruas do DF, durante o feriado e no período pós-carnaval — totalizando oito dias de folia.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a expectativa é de que mais de 170 blocos de rua participem do carnaval do DF. Neste ano, os eventos vão celebrar a paz, a inclusão, a tolerância e a diversidade. O policiamento contará com as unidades especializadas, a exemplo do Batalhão de Polícia de Choque (BPchoque), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) e Batalhão de Aviação Operacional (Bavop).
O efetivo policial, incluindo os policiais militares que normalmente trabalham em atividades administrativas, será empregado nas ruas para intensificar o policiamento ostensivo em todas as regiões administrativas. A PMDF vai atuar na prevenção e repressão de delitos que coloquem em risco a segurança das pessoas ou a normalidade das comemorações.
Furto de celulares
Nem sempre é possível coibir crimes de furto, por exemplo, como ocorreu com o designer Enrico Timm, 32 anos, que teve o celular subtraído em uma festa privada, embaixo da Torre de TV, enquanto comemorava o aniversário, na noite de 4 de fevereiro.“Depois que saí, fui conversar com os policiais. Disseram que, neste mesmo dia, estava tendo o Suvaco da Asa, e, do lado de fora, houve até assalto a mão armada. Os seguranças disseram que não podiam revistar quem estava saindo", recorda.
Enrico fez um boletim de ocorrência on-line na Polícia Civil e, depois, foi à 5ª DP para registrar mais detalhes. “No dia seguinte, quando peguei o celular novo, tinham entrado nas minhas contas de banco, feito vários pix, usado meu vale alimentação todo e movimentaram a minha poupança. Conseguem, de alguma maneira, descobrir a senha de tudo. Recebi e-mail de que o meu celular estava sendo usado em Ceilândia”, detalha.
O prejuízo total, incluindo o telefone, ficou em R$ 7 mil. Enrico, que é músico, lamenta ter que vender uma guitarra para comprar um novo celular para usar no Rio de Janeiro, onde vai passar o carnaval deste ano. “Fui pesquisar na internet e tem várias dicas de dificultar acesso, limite de uso em aplicativos, de o e-mail não estar conectado no celular. Desta vez, não vou instalar aplicativo de banco, só aplicativo de mensagem e de transporte”, antecipa Enrico, que nunca foi furtado em Brasília.
Dicas de segurança
Objetos pessoais
- Ande sempre em grupo — pessoas sozinhas são alvos fáceis para furtos.
- Não aceite bebidas de desconhecidos.
- Não use celular em locais de aglomeração.
- Evite portar objetos de valor, como joias e relógios.
- Leve apenas o necessário: documento com foto, um pouco de dinheiro em espécie e um cartão com limite pré-determinado.
- Uma opção para guardar cartões e dinheiro são as doleiras.
- Escolha roupas com bolsos laterais, preferencialmente com velcro.
- Dê preferência para o transporte público
- Se usar carro, não deixe objetos de valor no interior do veículo e não estacione em locais escuros e isolados.
Crianças
- Mantenha total atenção às crianças.
- Deixe com a criança identificação com nome, telefone, endereço dos pais ou responsáveis.
- Evite levá-las a locais com grandes aglomerações.
Na hora de viajar
- Não deixe luzes de casa acesas quando viajar.
- Se possível, instale temporizadores em algumas luzes da casa. Programe para que acendam no início da noite e apaguem antes da madrugada.
- Retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos.
- Desligue a campainha. Pessoas sondando casas vazias podem acioná-las para testar se tem alguém em casa.
- Cuidado com o que você divulga em redes sociais.
- Só conte que vai viajar a quem realmente confia e peça sigilo.
- Se for se ausentar por muito tempo, deixe uma cópia das chaves com alguém de confiança para que recolha a correspondência.