A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem apontado como uma das lideranças da maior facção do DF, o Comboio do Cão (CDC). Igor Barbosa da Trindade, 32 anos, é filho de um agente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e foi indiciado em um inquérito conduzido pelo Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) por ameaçar uma testemunha junto a Rafael Nunes Carvalheiro Barros, o Rafael Abelha, um dos chefes da organização criminosa.
Igor conduzia um Passat na altura da 708 Norte, por volta das 19h30 desta terça-feira (14/2). Os militares estranharam o fato do motorista derrapar pela pista e o abordaram. Nas buscas no interior do veículo, os policiais encontraram uma pistola Glock G25, calibre 380, com 13 munições intactas. À polícia, o faccionado disse que andava armado para garantir a própria defesa, pois estaria em guerra com outros criminosos.
A pistola apreendida estava com numeração raspada e continha um aparelho de mira a laser. O Correio apurou que Igor é filho de uma servidora pública aposentada do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e de um agente da Abin, que também é advogado. O pai dele o acompanhou à 5ª Delegacia de Polícia (área central). O Correio entrou em contato com o pai de Igor e com a Abin, mas não obteve retorno até a última atualização dessa reportagem.
Indiciamento
Alvo de um inquérito do Decor, Igor foi investigado por ameaçar uma testemunha junto a Rafael Abelha, um dos líderes do CDC e atualmente preso no Complexo Penitenciário da Papuda. Abelha foi preso no âmbito da operação Rosário, desencadeada em 2019, que prendeu outros 45 integrantes da cúpula acusados de atuar no tráfico de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
Igor deve passar por audiência de custódia e, caso a prisão seja convertida em preventiva, será transferido à Papuda.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.