Atenção, concurseiros. Para 2023, haverá muitos concursos públicos na área de saúde do Distrito Federal. Ao CB.Saúde — parceria do Correio com a TV Brasília — a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, detalhou que a expectativa do governo é que haja a realização dos certames até o meio do ano. "Temos o processo de inscrição para os AVAS (Agente de Vigilância Ambiental em Saúde) e ACS (Agente Comunitário de Saúde). Técnicos e analistas em enfermagem — com a banca já escolhida e o edital está para sair — e especialistas fisiotepeutas, assistente social, fonoaudiólogo", disse, em entrevista à jornalista Carmen Souza.
Esses concursos, por ora, estão suspensos por determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Questionada sobre a possibilidade de reduzir a quarta dose da vacina contra a covid-19 — ou segunda dose de reforço — para menos de 40 anos, a chefe da pasta ressaltou que a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde em novembro de 2022, “reforçou que não há nenhum ganho em termos de vigilância para diminuir a idade”.
"O ministério, na ocasião, preconiza que nós completemos o calendário de todas as faixas etárias que fizemos o começo da vacinação. Mas não há uma recomendação, ainda, do ministério para que seja reduzida a menos dos 40 anos", contou.
Cirurgias
A chefe da pasta trabalha com o desejo de realizar 20 mil cirurgias até setembro deste ano. O objetivo é diminuir a fila de cirurgias eletivas. Ela afirmou que conversou com a governadora em exercício Celina Leão (PP) para estreitar esse entendimento. "O ideal era que nós não tivéssemos filas. Mas, eu ficaria menos apreensiva com essa questão, se tivéssemos cinco mil pacientes", disse.
Para essa missão, a SES-DF contará com os 14 hospitais geridos pela pasta, além dos dois hospitais controlados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
Saiba sobre concursos no DF no CorreioWeb e no blog Papo de Concurseiro
Assista o CB.Poder na íntegra
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!