Jornal Correio Braziliense

Igrejas

Vaticano concede título de Basílica Menor a santuário em Brasília

O Santuário São Francisco de Assis foi elevado a Basílica menor, e a missa de instalação será no dia 13 de maio

O cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, anunciou, no dia 3 de fevereiro, que o Santuário São Francisco de Assis, localizado na 915 norte, foi elevado a Basílica Menor, passando a ser a primeira igreja com este título no local e entorno. A Santa Missa de instalação será no dia 13 de maio, às 18h.

O pedido de elevação foi feito pelo próprio cardeal, em setembro do ano passado, com o apoio do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do ministro provincial. 

No dia 6 de dezembro de 2022, o dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos assinou o decreto, concedendo ao Santuário São Francisco de Assis o título de Basílica Menor, conforme documento nº 551/22 assinado pelo prefeito, cardeal Arturo Roche, e pelo secretário, Vitório Francisco Viola.

No Brasil, existem cerca de 80 basílicas menores criadas. Esta nova basílica já atende cerca de quatro milhões de pessoas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.