Assunto do momento em mesas de bares até as salas de coordenação de turmas de universidades renomadas, a inteligência artificial ChatGPT atraiu milhares de pessoas ao redor do globo por oferecer instantaneamente respostas sobre qualquer assunto. Além de responder questões lógicas, a AI ainda opina, dá conselhos amorosos e até compõe músicas. O Correio descobriu, ainda, que o Chat é um profundo conhecedor de Brasília.
À inteligência artificial, o Correio perguntou qual é o lugar mais bonito da capital federal. “Brasília é uma cidade rica em arquitetura e história e existem muitos lugares bonitos para se visitar”, respondeu a AI. Logo depois, o ChatGPT elencou os cinco locais brasilienses dignos de apreciar a vista — e justificou a indicação.
Confira abaixo a lista:
1) Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Para o ChatGPT, a igreja situada no começo da Esplanada dos Ministérios “é uma grande e imponente catedral com uma arquitetura única”.
2) Palácio do Planalto
A inteligência artificial apresenta o local como a “sede do governo federal” e justifica a indicação do Palácio por ele ter “jardins bem cuidados e fachada imponente”.
3) Parque da Cidade
O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek é apontado como “um grande parque urbano com áreas verdes, lago, trilhas para caminhada e espaços para prática de atividades ao ar livre”.
4) Memorial JK
A obra arquitetônica projetada por Oscar Niemeyer é descrita pelo chat como “um museu interativo que homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek”, responsável por criar e cumprir o projeto de construção de uma nova capital federal, Brasília.
5) Teatro Nacional Cláudio Santoro
O saudoso Teatro Nacional foi eleito pela inteligência artificial como um dos locais mais bonitos de Brasília, descrito por ela como “um teatro de ópera e concertos com uma arquitetura moderna e elegante”.
O ChatGPT encerra a lista com um encorajamento para quem não conhece a capital federal. “Esses são apenas alguns exemplos dos lugares bonitos em Brasília. A cidade é realmente cheia de surpresas e vale a pena explorá-la para descobrir mais”, garante.
Sobre o ChatGPT
Treinada por humanos para fornecer respostas parecidas com um diálogo, o ChatGPT responde desde comandos simples até os mais complexos — como escrever a sinopse de um livro que não existe com nomes dados pela pessoa que solicitou o texto. Para responder, a inteligência consulta um grande banco de dados que reúne os mais diversos assuntos e os converge em um texto inteligente.
Os criadores da tecnologia contam que os treinadores da tecnologia testaram as respostas até elas se tornarem as mais “humanas” e verossímeis o quanto for possível. No entanto, por ser criada para responder, a inteligência artificial ainda precisa passar por ajustes: por exemplo, se o solicitante pedir que o Chat explique o processo em que vacas “botam” ovos, ele irá buscar no banco de dados o processo de expelimento de ovos das galinhas e descreverá, trocando a ave pelo mamífero citado — em vez de informar que a pergunta está errada.
Mesmo com falhas, a inteligência tem feito os amantes de tecnologia e avanços da humanidade brilharem os olhos, ao passo em que irrita e preocupa professores que passaram a ver alunos que não participavam de fichamentos de aulas entregar vários textos em tempos recordes. Experimente o Chat aqui.
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!