A Secretaria de Saúde do Distrito Federal dá prosseguimento ao combate ao vírus da covid-19 no DF com a vacinação de crianças. Ação foi viabilizada pelo recebimento de uma nova leva de vacinas contra o vírus.
Nesta quinta-feira (2/2), será iniciada a campanha de vacinação para público entre 5 e 11 anos de idade. Tendo em vista que o período para que crianças dessa faixa etária recebam a dose de reforço é de quatro meses após tomada a segunda dose vacinal.
Também nesta quinta (2/2), a secretaria retoma a aplicação da primeira dose contra covid-19 para crianças com 6 meses até 11 anos. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde, a vacinação tem apresentado resultado abaixo do esperado. Até o dia 23 de janeiro, cerca de 31% de crianças entre 5 a 11 anos não receberam a primeira dose. Quanto às crianças de 3 e 4 anos, 84,1% não iniciaram o ciclo vacinal. Entre bebês de 6 meses a 2 anos e 11 meses, a vacinação alcançou apenas 2,7% do grupo.
No total, foram 145.252 segundas doses aplicadas para pessoas abaixo dos 12 anos, sendo 137.545 para crianças entre 5 e 11 anos, 6.516 para a faixa etária de 3 e 4 anos e 1.191 para bebês entre seis meses e dois anos.
O esquema vacinal para crianças de até quatro anos é de três doses de Pfizer Baby, com intervalos de quatro semanas entre as doses iniciais e de oito semanas após a segunda dose. Já as crianças de 5 a 11 anos são imunizadas com a Pfizer pediátrica, com intervalo de 21 dias entre as doses e, a partir desta quinta, quatro meses da segunda dose para o reforço.
No DF, a vacinação infantil teve início em janeiro de 2022, para crianças de 8 a 11 anos, em primeiro momento. Em 28 de dezembro, a mais recente expansão aconteceu a partir da liberação da vacina para crianças a partir de seis meses sem comorbidades.
Confira aqui os locais de vacinação, horários e endereços das Unidades Básicas de Saúde.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
* Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel