Logo Correio Braziliense

Jornal Correio Braziliense

Sessão solene

Na CLDF, Celina Leão reafirma desejo de retorno de Ibaneis Rocha ao governo

Governadora em exercício foi ao plenário deixar uma mensagem aos deputados, e formalizou o convite para que os deputados possam dialogar mais com o Executivo

A governadora em exercício Celina Leão (PP) foi à Câmara Legislativa (CLDF), na tarde desta quarta-feira (1º/2), para prestigiar o início do trabalhos dos deputados distritais. No púlpito, a progressista reafirmou o desejo do retorno do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) ao Executivo local. “Nosso projeto continua. Nunca sai da vice (governadoria) e continuei atendendo no gabinete a ajudá-lo (Ibaneis) em todas as missões que a população nos confiou”, disse.

Na primeira sessão ordinária do ano, Celina se comprometeu a entregar um relatório a todos os parlamentares sobre o período de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. “Ela (intervenção) teve todo o suporte do governo do Distrito Federal. Fornecemos no primeiro dia 8 mil alimentações. Encaminhei 20 equipes médicas no primeiro dia. Nosso sistema prisional, de um dia para o outro, recebeu 10% a mais que já existia. Dia 8 fica manchado na história do país e do mundo, como um dia de violência”, disse.

Celina formalizou um convite para todos os parlamentares irem no Palácio do Buriti para a discussão de projetos de interesses para a população, e pediu união entre o Executivo e o Legislativo. Ela fez um comparativo de quando os governadores de todos os estados se reuniram após os atos golpistas de 8 de janeiro. O Correio apurou que este encontro está marcado para sexta-feira (3/2). Existe o desejo de que os deputados da base e os da oposição estejam presentes.

CPI

Para a primeira sessão do ano, está marcada também para a escolha do presidente, vice-presidente e relator da CPI dos Atos Antidemocráticos, requerida pela unanimidade dos distritais.

A CPI vai ser composta por sete parlamentares, sendo Jaqueline Silva (sem partido) e Pastor Daniel de Castro (PP) pelo bloco A Força da Família; Robério Negreiros (PSD) pelo bloco União Democrático; Joaquim Roriz Neto pela bancada do PL; Chico Vigilante pelo PT; Hermeto pelo MDB; e Fábio Felix (PSol) pelo bloco PSol/PSB.

Todos esses deputados estão reunidos para definirem quem ocupará a cadeira de presidente. Existe um impasse entre quem vai ocupar os dois cargos da presidência e a relatoria, com a oposição reivindicando espaço de reverência.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!