Entre os Eixos

Desafios, reflexões e frutos: procurador do MPDFT encerra evento com otimismo

O encontro contou com a presença de representantes do governo, especialistas e membros da sociedade civil. O encerramento foi feito pelo procurador do MPDFT José Eduardo Sabo

Mariana Saraiva
postado em 28/02/2023 19:45 / atualizado em 28/02/2023 19:45
 (crédito:  Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A tarde desta terça-feira (28/2) foi marcada pelo evento Entre os Eixos do DF. O encontro reuniu autoridades, especialistas e membros da sociedade civil para debater a respeito da preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e urbanismo de Brasília. A solenidade chegou ao fim em clima otimista e rendeu robustas reflexões sobre o futuro da capital. Todo o encontro foi transmitido ao vivo, das 14 às 18 horas, pelo site e pelas redes sociais do Correio.

O projeto teve como objetivo ampliar a discussão de temas relevantes para a população local, dando visibilidade a eles. O procurador distrital dos direitos do cidadão do MPDFT, José Eduardo Sabo, deu a palavra final e vislumbrou uma cidade capaz de ser sustentável, moderna e inovadora no futuro. “São grandes os desafios, mas tenho certeza que as contribuições de todos aqui vão ajudar a ter uma reflexão, que tenho certeza que irá render bons frutos nos próximos 30 anos”, disse Sabo. Por fim, agradeceu ao Correio Braziliense pela oportunidade e pelas diversas análises feitas.

 

 

Paineis

O debate foi dividido em três painéis. O primeiro, com o tema "Por que é preciso preservar o tombamento de Brasília?", contou com a presença Virginia Casado, oficial de projetos da Unesco do Brasil; Claudia Conceição Garcia, professora do curso de Arquitetura da UnB; e Andrey Rosenthal Schlee, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB).

O segundo abordou "O despertar para a educação patrimonial" e recebeu os convidados Thiago Perpétuo, coordenador técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura do Distrito Federal; e Denio Augusto de Oliveira Moura, promotor de Justiça da 1ª Promotoria da Ordem Urbanística (Prourb) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O terceiro e último tratou de "Mobilidade, densidade urbana e envelhecimento da capital" e deu a voz a Mateus Leandro de Oliveira, secretário de Estado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Izidio Santos, presidente da Terracap e José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE