ENTRE OS EIXOS DO DF

Promotor diz que União deve assumir responsabilidade pela preservação do DF

Segundo Dênio Augusto de Oliveira Moura, todos os gestores públicos devem preservar o DF, inclusive a União. O assunto ainda não foi tratado com o novo governo

Tainá Andrade
postado em 28/02/2023 18:29 / atualizado em 28/02/2023 18:30
 (crédito: Minervino Júnior/CB/DA PRESS)
(crédito: Minervino Júnior/CB/DA PRESS)

Dênio Augusto de Oliveira Moura, promotor de Justiça da 1ª Promotoria da Ordem Urbanística (Prourb) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), fez um apelo para que a União tome para si a responsabilidade pela preservação do Distrito Federal. A declaração foi feita nesta terça-feira (28/2), durante participação na segunda edição do Entre Eixos, promovida pelo Correio Braziliense.

Para o promotor, o cuidado com o patrimônio do Distrito Federal é uma condição do governo federal, afinal diversas construções no território são nacionais e servem ao poder público.

“A União tem que reconhecer que não é inquilina (do DF), mas dona disso tudo”, disse o promotor, que destacou que diversas construções na capital federal são consideradas nacionais e servem ao poder público. 

Ele citou como exemplos a irregularidade publicitária que tem ocorrido com frequência em diversas locais do DF e o estado de conservação da Rodoviária do Plano Piloto. “A União ficou na situação do inquilino, de 'como o imóvel não é meu, não vou cuidar muito bem'”, pontuou.

“Esse convencimento tem que passar pelos nossos representantes e além disso a gente precisa que o governo federal assuma esse papel. A autonomia do DF é totalmente condicionada, tanto que agora estamos vendo as discussões sobre intervenção. Ele é sui generis e a União não pode abrir mão do processo”, complementou. No entanto, a autoridade informa que, apesar do Ministério Público ter o canal aberto com o governo federal, o assunto ainda não foi tratado com a nova gestão.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE