Serviço

Polícia Civil reforça serviço de emissão de RG com unidade móvel

A Unidade Técnica de Atendimento Móvel (Utam) facilita a expedição da 1ª e 2ª via do documento durante ações itinerantes

Correio Braziliense
postado em 28/02/2023 20:46 / atualizado em 28/02/2023 20:47
 (crédito: Foto: divulgação/Agência Brasília  )
(crédito: Foto: divulgação/Agência Brasília )

O serviço de emissão da primeira e segunda vias da carteira de identidade ganhou um reforço com o lançamento de uma nova unidade móvel. A Policia Civil do DF aposentou o ônibus e investiu R$ 1,4 milhão para criar a Unidade Técnica de Atendimento Móvel (Utam), um contêiner que é deslocado por um caminhão para atuar em ações itinerantes do governo.

O diferencial da nova unidade móvel é o espaço. Se antes a capacidade do coletivo era de realizar três atendimentos simultâneos, agora podem ser feitos oito ao mesmo tempo, o que aumenta a quantidade de expedições dos documentos durante as ações itinerantes, variando entre 100 a 200 atendimentos por dia. Esse número soma-se às mil vagas liberadas diariamente para emissão nas 16 unidades de atendimento, entre delegacias de polícia e os postos do Na Hora.

“Essa unidade veio para a gente tentar abarcar um pouco dessa demanda reprimida que a gente tem [nos atendimentos agendados]. Vai dar um pouco de vazão à nossa demanda”, explica o diretor-adjunto do Instituto de Identificação, Arnaldo Fontenele. A unidade é a maior que a PCDF tem para emissão de RG. “Temos oito baias de atendimento, o que significa dizer que é a maior unidade que nós temos hoje, superando até o Na Hora”, completa.

A unidade pode ser encontrada em eventos das secretarias do Governo do Distrito Federal (GDF). Também será produzida uma agenda própria do Instituto de Identificação da PCDF ainda a ser divulgada. O próximo evento confirmado é no Dia da Mulher, em 8 de março, em Brazlândia.

Documento de identificação

A carteira de identidade é um documento oficial de identificação, importante para acessar benefícios sociais e dar segurança aos dados da PCDF. A primeira via é expedida de forma gratuita. Já a segunda custa R$ 42 e o pagamento pode ser feito em TED, TEV, DOC ou PIX.

“É sempre bom manter a carteira de identidade atualizada. Toda vez que ocorrer alguma alteração no estado civil, por exemplo, é importante fazer a atualização do documento. A carteira de identidade tem uma capilaridade para buscar outros serviços sociais”, comenta o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Raimundo Alves.

Com informações da Agência Brasília

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE