Transtornos

Pane do metrô no DF foi provocada por furto de cabos e vandalismo

Estações do metrô amanheceram fechadas na manhã desta terça-feira (28/2) no DF. Serviço ainda não foi normalizado

Thays Martins
postado em 28/02/2023 09:18 / atualizado em 28/02/2023 09:19
 (crédito: Ed Alves/ CB/ DAPress)
(crédito: Ed Alves/ CB/ DAPress)

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou, nesta terça-feira (28/2), que a pane nos trens do metrô nesta manhã foi provocada por vandalismo nos cabos de fibra ótica. Segundo a companhia, o rompimento dos cabos provocou perda de sinalização no sistema e, por isso, houve interrupção da prestação de serviço à população. O Metrô ainda informou que cabos de energia foram furtados. 

O sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle. É este sistema que impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha.

As estações ainda estão fechadas. Segundo a companhia, as equipes de manutenção estão trabalhando nos locais para solucionar o problema. "Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltem a circular o mais breve possível", diz em nota. 

A Companhia ainda lamentou o transtorno aos usuários e disse que a Secretaria de Mobilidade determinou reforço nas linhas de ônibus. 

O Metrô ainda explicou que a paralisação do sistema também pode ocorrer em ocorrências como queda de energia; raios; curtos-circuitos; rompimento de cabo ou de fibra óptica; atos de vandalismo; defeito em componentes dos diversos equipamentos espalhados pela via; falha nos computadores que compõem o Sistema de Sinalização ou no Sistema de Transmissão de Dados.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE