Nesta segunda-feira (27/2), a Divisão de Vigilância Ambiental (Dival) de Planaltina fará ações contra à dengue na região. Serão reforçadas as recomendações sobre a importância de deixar as caixas-d’água e lixeiras tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal e limpar as calhas.
De acordo com o Núcleo de Vigilância Ambiental de Planaltina, são necessários apenas dez minutos por semana para que uma pessoa faça a inspeção de sua residência.
Quando as equipes chegarem, os moradores já terão reunido o lixo e inservíveis de suas casas – possíveis focos do mosquito transmissor – para serem recolhidos, conforme orientação dada na ação de quinta-feira (23/2) durante os serviços realizados nas quadras da Estância 3 e 5 da região administrativa.
Ação integrada
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, lembra que o combate à dengue envolve uma ação ampla, de assistência e vigilância. “Temos que deixar nossas unidades básicas e hospitais prontos para receber o paciente e prestar o atendimento”, sinaliza. “Porém, o trabalho vai muito além da assistência – vai desde o processo educativo, como o descarte correto de lixo e cuidado com água parada”.
Segundo a gestora, este ano está sendo reforçada a mão de obra de agentes comunitários que fazem o controle de endemias. “Eles visitam as casas, veem se há focos do mosquito e fazem o processo educativo”, explica. “Junto a isso, colocamos produtos em caixas-d’água e em locais onde pode haver larvas do mosquito. O final de tudo é o fumacê, mas, antes dele, é preciso que ações de educação tenham sido feitas, para que a gente não tenha pacientes chegando em grande quantidade aos hospitais”.
Saiba Mais
- Cidades DF Covid-19: Saúde inicia aplicação de vacina bivalente nesta segunda (27/2)
- Cidades DF 'Pensei que tinha morrido', diz mulher atacada com carrinho de supermercado
- Cidades DF CPI dos atos antidemocráticos começa em 2 de março; veja nomes
- Cidades DF Pela terceira vez, Montadas é eleito o melhor bloco de rua de Brasília
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.