O colegiado da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa que investiga os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília nos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro fechou a lista dos convocados a depor. Oito pessoas prestarão depoimento, incluindo o ex-secretário de Segurança Pública do DF (SSP-DF) Anderson Torres. O início da CPI tem data marcada para 2 de março.
Além de Anderson Torres, foram requisitadas as presenças do ex-secretário executivo da SSP-DF, Fernando de Sousa Oliveira; do ex-comandante da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Fábio Augusto Vieira; da ex-subsecretária de Inteligência da SSP-DF, Marília Ferreira; do ex-secretário da SSP-DF, Júlio de Souza Danilo; dos coronéis da PMDF, Jorge Eduardo Naime e Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues; e do tenente-coronel, Jorge Henrique da Silva Pinto.
O presidente da CPI, Chico Vigilante (PT), junto ao colegiado, definiu que as reuniões serão realizadas às quintas-feiras de março, às 10h. As duas primeiras a depor em 2 de março serão Fernando de Souza e Marília Ferreira. No dia 9, será a vez de Torres. No dia 16, prestarão depoimento os coronéis Naime e Casimiro. Em 23 de março, estão convocados o ex-secretário Júlio Danilo e o tenente-coronel Jorge Henrique. Por último, irá depor o coronel Fábio Augusto, liberado da prisão em 3 de fevereiro, após ficar 24 dias detido no 1° Regimento de Polícia Montada, em Taguatinga.
Solicitações
Em reunião, os deputados da CPI elencaram algumas providências. Entre elas, a quebra do sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático de Anderson Torres; a relação dos policiais escalados para o acompanhamento dos manifestantes no dia 8 de janeiro; os arquivos e as imagens referente aos fatos; os alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre os riscos da manifestação; e os andamentos das investigações na Polícia Civil (PCDF).
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.