O primeiro carnaval pós-pandemia de covid-19 foi positivo para o comércio do DF. Levantamento prévio divulgado, ontem, pelo Governo do Distrito Federal aponta que os 120 blocos e iniciativas carnavalescas movimentaram a economia em mais de 20%, por meio de serviços que englobam hospedagens, viagens, eventos, bares, restaurantes, vestuário e ambulantes. Entidades que representam os setores divulgarão dados relativos ao comércio e ocupação da rede hoteleira até o fim desta semana.
O "momento do país" também tem incentivado a população do DF a sair e celebrar. Segundo o empresário Jarbas Campos Pardim, dono do Bar Pardim, na Asa Norte, "este ano foi bem melhor. Mesmo não tendo feito nenhum evento específico de pré-carnaval, o povo estava no espírito de celebração."
Especialistas explicam que o carnaval é uma das datas que mais influenciam o comportamento do consumidor. "Datas comemorativas, como o carnaval, são fortemente associadas ao lazer, turismo e entretenimento. São momentos em que o consumo é estimulado, seja entre aqueles que optam por viajar ou mesmo entre os que permanecem nas cidades em que residem. A demanda por serviços e produtos relacionados ao lazer e ao entretenimento cresce nos mais diversos segmentos de mercado", analisa Victor Laus-Gomes, professor e pesquisador do mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Lojas colaborativas estão entre os modelos de comércio que mais faturam no carnaval no DF. Por serem espaços coletivos onde pequenos empreendedores comercializam seus produtos, as lojas têm uma grande variedade e rotatividade de mercadorias disponíveis e se reinventam a cada data comemorativa. Em épocas carnavalescas, é possível encontrar nestes espaços adereços para se montar dos pés à cabeça.
Carol Rosignoli, sócia do brechó e loja colaborativa Desapeguei Bonito, conta que o empreendimento já faturou duas vezes a meta estabelecida para fevereiro e o mês ainda nem acabou. “Este ano, nossas vendas foram surpreendentes. O Carnaval é uma data ótima para as vendas aqui no Desapeguei Bonito, por isso, sempre nos organizamos e estimamos metas audaciosas pra este mês”, diz ela. “As datas que mais influenciam nosso faturamento são, sem dúvidas, o Natal, Carnaval e o Dia das Mães. São datas com forte apelo ao público feminino e que funcionam muito bem para o nosso espaço colaborativo de marcas autorais também. Há sempre uma grande preparação para viver estes meses”, acrescenta a empresária.
O comércio varejista de vestuário também esteve aquecido no DF neste carnaval. Geovanna Mara, proprietária da loja Closet Mara, de roupas femininas também deu o seu relato. "As vendas no pré-carnaval foram ótimas. Adotamos a estratégia de colocar produtos carnavalescos à venda, sem sair do estilo da loja. Todos esgotaram. Durante o carnaval, coloquei frete grátis para compra pelo site, o que ajudou nas vendas também", diz a empresária.
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Sarah de Magalhães, proprietária da marca Urbanoise, disse que o carnaval trouxe bom faturamento e boas vendas, principalmente na loja colaborativa onde comercializa seus produtos. A marca vende joias feitas à mão, mas, durante o carnaval, desde 2020, ela incrementa o portfólio de produtos com acessórios carnavalescos. "Sempre busco incluir produtos referentes à data e diferente do que os outros fazem. Dia das mães, Natal e carnaval são as melhores datas para a minha loja", comenta Sarah.
A diretora de Marketing da Kalete Calçados, Carine Santana, conta que o carnaval também foi bom para as vendas de calçados, pois a marca é voltada para eventos e o feriado proporciona um aumento na realização destes. "Desenvolvemos campanhas de marketing para essas datas comemorativas e ações nas redes sociais. Buscamos sempre estar presente em todos os canais de tração", comenta ela.
Victor Parucker, sócio da loja colaborativa Endossa, relata que as vendas por lá também foram "excelentes". "Apesar de termos fechado na segunda e terça-feira de carnaval, abrimos no sábado e sempre realizamos ações e eventos", explica ele. "Carnaval é a segunda data mais importante da loja. Inclusive, chamamos de 'carnatal'. Nem mesmo o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados movimenta tanto a loja", completa o empresário.
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