Grilagem

Invasão de terras no Park Way durante carnaval assusta moradores

De acordo com depoimento dos moradores, pelo menos 15 pessoas montaram barracas em área pública, e um morador foi agredido ao chegar no local

Ellen Travassos
postado em 22/02/2023 14:10 / atualizado em 22/02/2023 14:42
 (crédito: Ellen Travassos/CB/D.A Press)
(crédito: Ellen Travassos/CB/D.A Press)

Um morador do Setor de Mansões do Park Way  foi agredido por integrantes de um grupo de 15 pessoas que montaram barracos de madeira em área pública da região, na quadra 26. De acordo com a administração do local, esse tipo de invasão costuma ser comum, principalmente em feriados prolongados, mas a intervenção é feita de forma imediata.

Segundo morador Ibi Batista, aposentado, 64 anos, essa é a primeira vez que grileiros invadem a quadra.  Ele foi o responsável por acionar a polícia para retirar os invasores. Na manhã de terça-feira (21/2), Batista passou pelo local e viu um movimento grande por lá. "Tinha pelo menos três barracas aqui no local e também carros. Nas famílias tinham homens, mulheres, crianças", garante. No vídeo abaixo, é possível ver o barraco montado no início da rua da quadra.

O morador pediu a um policial que o acompanhasse para que pudesse falar com os invasores. "Eles começaram a nos agredir com palavras. Eles nos rodearam e comecei a ficar preocupado, pois eram bem agressivos", disse Ibi Batista. O líder dos grileiros se defendeu falando que aquele era um local público e que haviam feito um requerimento para permanecer no local.

De acordo com uma moradora que preferiu não se identificar, o sentimento de quem mora ali é de medo. "Desde que soube pelo grupo dos moradores, preferi não sair de casa. O medo de ser abordado por ser uma rua sem saída", relata. Ela diz que os invasores falaram que a intenção era colocar mais de 40 famílias para morar no local. Os moradores então se juntaram, denunciaram e o problema foi resolvido. 

Por volta das 23h, Josivaldo Alves Cordeiro, policial civil e um morador da quadra, resolveu ir ao local sozinho, mas acabou sendo agredido. Ele levou um soco que deixou o nariz quebrado. Segundo ele, será necessário uma cirurgia para corrigir a fratura. Os autores da agressão foram detidos pela Polícia Militar, assinaram um termo circunstancial e foram liberados. 

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE