O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) informou que identificou irregularidades durante fiscalização realizada pelos representantes do órgão no bloco Raparigueiros, no domingo (19/2).
De acordo com o MP, foram encontrados problemas no licenciamento dos serviços médicos de emergência e urgência. Os servidores também localizaram banheiros químicos — disponibilizados para os foliões — na área verde do Eixo Monumental, sem qualquer iluminação. Na avaliação do Ministério Público, isso expôs os foliões ao perigo.
Os representantes também visitaram a Cidade Policial, localizada na Torre de TV, e se reuniram com integrantes das forças de segurança do DF. De acordo com o MP, o objetivo desse monitoramento é proporcionar condições de segurança aos foliões, manutenção da ordem pública, cumprimento das licenças exigidas aos bares e blocos, às aglomerações de pessoas nas vias, bem como os limites de ruído e a limpeza urbana.
“A presença da equipe do MPDFT nas festividades carnavalescas têm proporcionado um acompanhamento mais próximo das ocorrências junto aos foliões, aos moradores do DF e visitantes da cidade”, disse Luciana Bertini, procuradora de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural.
Bloco Raparigueiros
Pelo menos dez pessoas foram esfaqueadas e 27 facas, três tesouras e quatro canivetes foram apreendidas em blocos de carnaval na capital, de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, na noite deste domingo (19/2) e na madrugada desta segunda (20/2).
Momentos de violência foram registrados no bloco Raparigueiros, que se concentrou ao lado da Torre de TV, e subiu até o Memorial dos Povos Indígenas. O vídeo abaixo mostra que, em uma das brigas, dois grupos discutiram e, em seguida, dois homens começaram a se agredir com chutes e empurrões.
Em outro momento do bloco, as câmeras da Polícia Militar flagraram quando um homem correu atrás de outro e o derrubou no chão. Segundo a polícia, a vítima foi esfaqueada. O autor do crime foi preso e encaminhado para a 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).
Outro homem foi preso no bloco com sete frascos, de 350ml cada um, com diclorometano, substância entorpecente conhecida como loló. Segundo a PM, a droga seria vendida durante a festa. Ele foi encaminhado à delegacia.
Entre as vítimas das agressões, está um jovem de 20 anos, ferido com oito facadas. Ele foi levado para o Hospital de Base, consciente e orientado. Outra vítima de esfaqueamento tem 21 anos e foi levada para a mesma unidade, com ferimentos no tórax.
Participe do prêmio #CBFolia
Uma das mais importantes premiações do carnaval de Brasília está de volta para celebrar o Melhor Bloco, o Melhor Momento e a Melhor Fantasia da cidade. A votação se encerra na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22, às 18h. Acesse o site e vote no seu bloco favorito ou envie sua foto para concorrer ao troféu de Melhor Fantasia!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.