Pequenos foliões: criançada coloca o bloco na rua e dá show

Os blocos Baratinha, no Parque da Cidade, e Vassourinhas, na W3 Sul, animaram a garotada

Mariana Saraiva
postado em 20/02/2023 06:00
 (crédito: Mariana Saraiva/CB)
(crédito: Mariana Saraiva/CB)

O domingo também foi marcado pelos blocos de carnaval infantis da capital. Centenas de pequenos foliões se reuniram nos blocos Baratinha e Vassourinhas, em um clima de festa e, ao mesmo tempo, aconchegante.

O Baratinha contou com a participação de duas mil pessoas, no estacionamento 12 do Parque da Cidade. Consagrado como um dos maiores blocos infantis da cidade, fez jus ao título, tocando apenas músicas para a garotada e proibindo a entrada de bebidas alcoólicas. Camas elásticas e brinquedos infláveis espalhados pelo local garantiram a diversão. A pintura de rosto também fez sucesso e deixou os pequenos ainda mais caracterizados para a comemoração.

O estudante Iago Gaioso, 14 anos, estava vestido de caixa de palitos de dente. "Eu escolhi essa fantasia porque queria chamar atenção, fazer as pessoas rirem." E, de fato, os planos deram certo. A fantasia criativa foi bastante fotografada por diversos foliões, que queriam guardar a lembrança.

Após 33 anos de hiato, o Bloco Vassourinhas de Brasília voltou às ruas neste carnaval. O desfile anterior aconteceu em 1990. Para a retomada, um lindo cortejo desceu pelas W3 sul, com muito frevo, maracatu, coco, ciranda, entre outros ritmos da cultura popular brasileira, que fizeram pessoas de todas as idades caírem na dança.

 

  • 19/02/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Carnaval 2023 Bloco da Baratinha no Parque da Cidade. Lucas Silva. Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Samuel de 2 anos fantasiado de bombeiro em seu primeiro carnaval Mariana Saraiva
  • Tradicional bloco Vassourinhas amimou as ruas da W3 Sul Mariana Saraiva/CB/DA Press
  • Nita Queiroz está com seis meses de gestação e já colocou o bebê na folia. Samuel, de 2 anos, foi sucesso com a fantasia de bombeiro Fotos: Mariana Saraiva/CB/DA Press
  • Tradicional bloco Vassourinhas amimou as ruas da W3 Sul Mariana Saraiva/CB/DA Press
  • Tradicional bloco Vassourinhas amimou as ruas da W3 Sul Mariana Saraiva/CB/DA Press

Com roupa de bombeiro, o pequeno Samuel, 2, esbanjou fofura no Vassourinhas. Os pais, Marina Lima, 37, e Martin Badham, 42, não mediram esforços para que o traje do filho estivesse impecável em seu primeiro carnaval e rendesse boas imagens para preservar a memória da ocasião.

Outra presença marcante foi a de Emma, de apenas 5 meses de vida, que curtiu o seu primeiro bloquinho de rua ao lado do irmão Estevam, de 1 ano e meio. A mãe, Fernanda Ferreira, 39, contou que essa é apenas a primeira festa de Momo de muitas que irá celebrar com os filhos. "Quando criança, sempre quis ir aos blocos de rua, mas meus pais não deixavam. Por isso, trago meus filhos para esse momento de representatividade cultural e de alegria", disse.

Mas Emma não era a mais nova da festa. Nita Queiroz, 42, está com seis meses de gestação e terá um menino. "Amo o carnaval. Meu bebê não foi planejado, mas estou muito feliz e celebrando o momento", revelou a jornalista, que escreveu na barriga: "Folião no forno" e se jogou na alegria do Bloco Vassourinhas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE