Abuso policial

PMDF nega que tenha tido abordagem violenta em bloquinho após denúncia de foliões

De acordo com relatos de foliões, policiais abordaram as pessoas durante o bloco com uso de spray de pimenta por conta das músicas que tocaram durante a festa

Ellen Travassos
postado em 19/02/2023 15:19 / atualizado em 19/02/2023 15:55
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Após ter sido criticada por suposto excesso de violência em um bloco do carnaval de Brasília na noite deste sábado (18/2), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disse em nota que os policiais envolvidos na ação foram atacados por foliões. A corporação disse ainda que apreendeu gás lacrimogênio com participantes de bloco.

De acordo com o Major Michello, porta-voz da PMDF, a polícia agiu apenas quando o local da festa estava super lotado, pois tinha passado do número de pessoas previstas, e para prevenir a segurança dos foliões, dispersaram quem entrava ali. E, em outra situação, os policiais ajudaram o Corpo de Bombeiros para retirar uma pessoa que estava ferida no bloco, mas as pessoas presentes na festa não ajudaram a fazer o corredor para que os bombeiros tirassem o ferido dali, e por isso, tiveram que mais uma vez, dispersar a multidão. 

A Policia Militar ainda argumentou que recebeu denúncia de que foliões estariam usando gás lacrimogênio nos locais de grande concentração. “Uma unidade chegou a ser apreendida pelos policiais”, completou.

Denúncia 

Foliões que aproveitavam a festa de carnaval no Setor Carnavalesco Sul denunciaram aos organizadores do evento uma abordagem da polícia. Segundo eles, a abordagem era agressiva. "Eles estavam batendo na galera, caminhando, batendo no ombro, de pessoas que estavam ali só dançando e se divertindo, sem a menor necessidade", conta uma das pessoas presentes na festa, que preferiu não se identificar. 

O relato mais grave foi que por volta das 19h30 deste sábado (18/2), os policiais teriam entrado no bloco e utilizado spray de pimenta nos foliões por conta das músicas que estavam sendo tocadas ali. As pessoas ficaram encurraladas pois não tinham para onde ir e não sabiam o que estava acontecendo. "Eles diziam que a música fazia apologia à maconha e tinha palavras de ordem contra a polícia. Se sentiram ofendidos, e ao invés de chamar a produção para desligar o som, trocar a música, ou até mesmo encerrar o bloco, preferiram agir contra quem estava ali aproveitando o momento", diz um dos organizadores que recebeu a denúncia.

Um dos foliões presentes, ao conversar com o responsável pela operação, contou ao Correio que o policial explicou que recebeu uma denúncia sobre uso de drogas naquele local. Ele questionou o policial "Se recebeu uma denúncia que alguém tinha usado droga, porque não foi atrás dessa pessoa e prendeu? Ao invés de culpabilizar 50 pessoas que estavam aproveitando", e ao questionar, a polícia deu voz de prisão ao folião, mas a coordenação do evento chegou para intermediar a confusão.

O relator da denúncia disse que promove eventos há 18 anos em Brasília, e que a cada ano, essa abordagem se tornou ainda mais comum. "Parece que virou padrão em qualquer bloco de carnaval. O policial chegou e não gostou do que viu, usa o spray de pimenta para dispersar as pessoas. Isso é o principal problema do carnaval de Brasília."

Por conta da abordagem truculenta, alguns blocos resolveram cancelar o evento, como o Beco Elétrico. Nas redes sociais, eles publicaram a seguinte nota. "Nós do coletivo prezamos por fazer eventos de qualidade. Infelizmente, ontem ocorreu uma ação da PMDF durante o bloco dos nossos parceiros. Desta forma, não nos sentimos seguros em fazer um evento que não seja de qualidade."

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Participe do prêmio #CBFolia


Uma das mais importantes premiações do carnaval de Brasília está de volta para celebrar o Melhor Bloco, o Melhor Momento e a Melhor Fantasia da cidade. A votação se encerra na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22, às 18h. Acesse o site e vote no seu bloco favorito ou envie sua foto para concorrer ao troféu de Melhor Fantasia!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE