O carnaval, dentre todas as festas, é o queridinho do brasiliense. Disso não temos dúvidas. Com a alegria e o desejo insaciável de aproveitar a retomada das festas, os foliões aproveitaram o "Quadradim da Folia" com o stand instagramável do Correio, que renderam muitos cliques.
Como de costume, o brasiliense caprichou na criatividade. Nos filmes da Liga da Justiça, os super-heróis Lanterna Verde, Superman e a Mulher Maravilha, se unem para vencer os vilões no universo da DC Comics. Para Dani Soares, 38, o casal Otávio Salas, 35, e Alisson Godoi, 40, o único rival a ser combatido no carnaval será a ressacada do dia seguinte. "Voltamos para a nossa realidade, que é o carnaval. A folia pulsa no sangue da gente, assim como o poder da Mulher Maravilha", brincou Dani. "Somos amigos há 20 anos, e sempre nos fantasiamos nos carnavais. Desse ano, preferimos vir de heróis da Liga da Justiça", completou a nutricionista.
Carnaval sem preconceito. É assim que define o cabeleireiro Otávio Salas, 35 (Lanterna Verde), ao lado do marido e professor Alisson Godoi, 40. "O carnaval é muito mais do que 'encher a cara'. É a comemoração da vida, ao lado de quem nós mais amamos, sem ter medo de nos expôr publicamente. Isso aqui vai ser um carnaval longe do preconceito", contou Otávio. "Só estamos aqui hoje graças aos médicos, enfermeiros, e todas as equipes de saúde. Tudo é possível graças a quem esteve na linha de frente da covid-19", completou Godoi.
Saiba Mais
- Cidades DF Motorista embriagado vai preso após carro bater em árvore na L2 Sul
- Cidades DF Bloco Divinas Tetas aquece o carnaval no Setor Comercial Sul
- Cidades DF Carnaval 2023: primeiro dia do Quadradim da Folia anima Brasília
- Cidades DF Mãe esfaqueia o filho no braço para se defender de agressões no DF
Comemoração
Assim como Mário e Luigi são parceiros no jogo, o casal Glaucya Braga, 32, e Emmanuel Brito, 41, são na vida. Juntinhos em mais um carnaval, os dois foliões foram cuidadosos ao escolher os personagens que iriam se fantasiar para 2023. Igual no jogo, o casal topa qualquer empreitada pela felicidade. "As fantasias do carnaval são a essência dessa festa. Ela se torna mais especial ainda após todo esse momento que vivemos de pandemia", diz Emmanuel. "O sentimento é alegria, mil vezes alegria, porque aqui é diferente. O nosso carnaval é sensação no país", comemorou o agente comercial.
Para Glaucya, a população vacinada é um dos fatores que contribuíram para que a folia pudesse voltar a todo vapor em todos os estados do país. "Ficar sem o carnaval nesses últimos anos foi uma tortura para a gente. Aquele sentimento de receio de andar na rua sem máscara, é algo que está no passado. A nossa cidade está sedenta por felicidade, e o carnaval veio para isso", celebrou.
A alegria toma a cidade
O carnaval começou e aqueceu o dia de ontem levando foliões às ruas do Distrito Federal. Após as fortes chuvas do período da manhã, o Sol apareceu e presenteou a todos os carnavalescos com um dia digno da festa mais celebrada pelos brasileiros. Com programação extensa de blocos e eventos particulares, teve diversão para todos os públicos e idades.
O tradicional Bloco Divinas Tetas reuniu uma multidão no Setor Comercial Sul. Animados, os foliões vibravam e dançavam com euforia ao som da percussão da banda de mesmo nome do bloco, tocando músicas desde de Gloria Groove a Milton Nascimento e Caetano Veloso.
Em clima convidativo e amistoso, o Bloco Rebu, cativou o público na Praça das Fontes do Parque da Cidade. O evento voltado para o público LGBTQI atraiu famílias com crianças pequenas, idosos e jovens. A música animada não deixou ninguém parado. Há quem arriscou passos de coreografias em grupo. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) o evento foi tranquilo e sem ocorrências.
Inspirado nos blocos de rua da capital, o evento "Quadradim da Folia" foi agitado durante o primeiro dia de shows. Com uma proposta ousada, a festa promete uma mistura musical, do samba ao pagode, do axé ao funk, do frevo ao maracatu. Ontem, foram convidados apenas artistas da cena brasiliense, como Samba Urgente e Dhi Ribeiro, Grupo 7 na roda, Dj Thamara Maravilha, entre outros. O espaço instagramável montado pelo Correio foi a cereja do bolo, fazendo sucesso entre os foliões que a todo momento faziam cliques no local. O evento vai até o dia 21 de fevereiro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.