CARNAVAL

Bloco da Praça dos Prazeres promete reunir 40 mil foliões até terça-feira

Ponto concorrido em Brasília, o Bloco da Praça dos Prazeres, na 201 Norte, traz DJs renomados e música cubana. Este ano, o tema é Ministério do Namoro

Darcianne Diogo
Naum Giló
postado em 18/02/2023 06:00 / atualizado em 18/02/2023 11:33
Aponte a câmera para o QR Code e confira a programação completa do carnaval -  (crédito: CB)
Aponte a câmera para o QR Code e confira a programação completa do carnaval - (crédito: CB)

E a folia na capital federal começou nesta sexta-feira (17/2) com o pé direito, muita agitação e expectativa para o Carnaval 2023. Em um dos pontos mais concorridos pelos foliões, a diversão é garantida. O Bloco da Praça dos Prazeres, na quadra 201, da Asa Norte, traz como tema este ano o "Ministério do Namoro" e promete reunir pelo menos 40 mil pessoas até terça-feira. Neste sábado (18/2), a programação traz renomados DJs e até música cubana.

O nome Ministério do Namoro foi escolhido intencionalmente para atrair, unir e juntar novamente as pessoas. Após dois anos sem carnaval por causa da pandemia da covid-19, reunir o público, amigos e amores se tornou uma missão para os organizadores. "Estamos voltando agora. Querendo ou não, é tudo muito novo. Queremos ajudar nessa 'reconciliação'. A ideia é trazer de volta o contato, a união, o amor. Aqui, temos barraca do beijo e até faixa para definir a ministra e ministro do namoro", afirma o assessor do bloco, Ulisses de Freitas.

A entrada é franca e, para acessar a área da tenda, é necessário passar por uma revista minuciosa feita pelos seguranças. Está proibido portar armas brancas, como facas, armas de fogo ou qualquer item que coloque em risco a segurança dos foliões. Na área externa, há banheiros químicos e uma variada opção de barracas de lanches: churrasquinho, hambúrguer, cachorro-quente, acarajé, caldos e cervejas artesanais. De prontidão, também estão os policiais militares, que fazem o monitoramento de qualquer atividade suspeita.

Inclusão

Além da união e do namoro, o bloco traz a diversidade, a cultura e, principalmente, a acessibilidade. Diferentemente de 2020, a estrutura tem mais adaptação às pessoas portadoras de deficiência. Cadeirante, a produtora Emilly Amorim, 36 anos, é a responsável por organizar o espaço para receber esse público. O sentimento é de dever cumprido. "Costumo fazer eventos que sejam acessíveis a todos. Neste, por exemplo, temos rampas acessíveis, corredores, além de banheiros adaptados, atendimento exclusivo no bar, libras e audiodescrição para deficientes visuais", explica.

  • A irreverência, a alegria e a criatividade tomaram conta da quadra 201 Norte Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Sofia e Arthur, filhos de Karen Vasconcelos (D), participam do bloco pela primeira vez Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Isabela Vilaça (D) não perde a folia. Vacinada contra a covid-19, quer passar por todos os blocos Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 17/02/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Bloco Bloco de carnaval 2023 na Praça dos Prazeres na 201 Norte. Karen Vasconcelos e Livia Lemos copm as crianças Sofia e Arthur. Minervino Júnior/CB/D.A.Press

"A deficiência não pode ser maior do que a importância que a cultura tem na vida de uma pessoa. Brasília é a capital do funcionalismo e, infelizmente, as pessoas com deficiência não são vistas como atuantes na economia, mas quantos de nós não prestamos e passamos em concurso público? Somos agentes atuantes na economia, sim", frisa Emilly.

A professora Isabela Vilaça, 44, é frequentadora assídua do carnaval. Neste ano, pretende visitar vários blocos. "É sempre muita alegria. E me sinto segura. Sei que passamos por um período difícil de pandemia, mas procuro me proteger usando álcool e tomei as vacinas", adianta.

Embora seja apaixonada por bloquinhos, a enfermeira Karen Vasconcelos, 39, decidiu levar os dois filhos, de 9 e 7 anos, para o Bloco da Praça dos Prazeres. Enfeitados, os familiares curtiram o som de samba, pop e MPB. "Vim à convite de uma amiga e estou amando. As crianças estão se divertindo e isso é o mais importante. Eles sequer chegaram a frequentar, mas agora estão tendo essa oportunidade", finaliza.

Tempo

Após dias de calor intenso na capital federal, os foliões do DF devem esperar um clima com muitas nuvens e pancadas de chuva, deste sábado até terça-feira (21/2), possivelmente em áreas isoladas. "Com isso, acaba dificultando a elevação das temperaturas. Fica quente, abafado, mas não será uma temperatura igual a dias atrás, quando chegou a 31, 32°C", informa o meteorologista Olívio Bahia, do Inmet.

Programação do bloco para este sábado (18/2)

16h às 17h — Batunkejé
17h as 18h — DJ Micro
18h às 19h — Janaína DJ 44
19h às 20h — DJs Lupita Y Presença Y Tumba'o
20h às 21h30 — Filhos de Dona Maria
21h30 às 22h — DJ ALEN
22h às 23h30 — Sabor de Cuba
23h30 à 0h — Pablo Peligro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE