A primeira turma do Renova DF de 2023 tem 1.623 inscritos, dos quais 150 são pessoas em situação de rua, imigrantes, refugiados e egressos do sistema penal. O primeiro ciclo do ano foi lançado nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), no Ginásio Regional de Esportes do Cruzeiro.
Com três meses de duração, o RenovaDF ensina noções básicas de carpintaria, jardinagem, serralheria e hidráulica, entre outras especialidades. Todos os alunos recebem kit de uniforme completo, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamento de proteção individual. O curso também fornece lanche, bolsa no valor de um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.
Enquanto se qualificam, os alunos contribuem para a recuperação de espaços públicos da cidade, como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol, vilas olímpicas e viadutos. O programa já passou por 14 cidades do DF.
As aulas do RenovaDF, nesta etapa, são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai) durante quatro horas diárias, em quatro regiões administrativas: Planaltina, Gama, Plano Piloto e Cruzeiro.
Mais de 10 mil pessoas já foram capacitadas pelo programa. Desde o quinto ciclo de 2022, o curso reserva pelo menos 100 vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todos recebem acompanhamento pelas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Com informações da Agência Brasília.
Saiba Mais
- Cidades DF Lago Sul tem renda média 143 vezes maior do que a da RA vizinha, o Itapoã
- Cidades DF Van escolar com oito crianças tomba no Paranoá após colisão com carro
- Cidades DF Sejus faz campanha de conscientização sobre abuso de álcool e outras drogas
- Cidades DF GDF aplica campanhas de combate ao abuso sexual durante carnaval
- Cidades DF DF tem nível de empreendedores negros acima da média nacional, diz pesquisa
- Cidades DF Envolvido em sequestro de empreiteiro estava foragido em praia de nudismo
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.