CARNAVAL

GDF aplica campanhas de combate ao abuso sexual durante carnaval

Articulação com empresas de transporte e publicidade visa prevenir casos de abuso e violência contra mulheres. DF aderiu aos projeto contra importunação ofensiva e criou a campanha Carnaval da Paz, com materiais que estimulam o respeito à diversidade

João Carlos dos Santos *
postado em 14/02/2023 19:23 / atualizado em 14/02/2023 19:24
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

Na tentativa de diminuir os casos de importunação sexual contra mulheres e garantir a segurança em período de carnaval, as campanhas de combate ao abuso sexual serão retomadas para os festejos deste ano.

O grande fluxo de pessoas em veículos de transporte público propicia o maior alcance de pautas contra a violência. Como, por exemplo, a campanha nacional contra o abuso sexual — que é retomada para o carnaval de 2023 após três anos de seu lançamento pelos operadores brasileiros de sistema de metrô, trem urbano e veículo leve sobre trilhos. O objeto da ação é a veiculação de peças de alerta de que o abuso sexual é crime nos canais de comunicação da Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre trilhos (ANPTrilhos). 

Esse projeto tem a finalidade de incentivar a participação dos mais de dez milhões de passageiros em todo o país no combate a casos de abuso por meio de denúncias, assim como chamar atenção para a ilegalidade dos atos e garantir a segurança das passageiras por meio de monitoramento do sistema.

No DF, a Campanha de prevenção ao abuso sexual e à violência no transporte coletivo público foi lançada em 2020, com o objetivo de fortalecer o uso dos canais oficiais 180 (Central de Atendimento à Mulher), 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil) e também pelo número da Ouvidoria (99265-1178) para denúncia de situações de abuso sexual dentro do transporte público.

Carnaval da paz

A fim de assegurar a segurança durante a diversão em blocos e demais festas no carnaval de 2023, o GDF atua também na divulgação de peças publicitárias de estímulo ao respeito e a não violência entre foliões. O material é divulgado em rádios, internet, TV e jornais e também pretende veicular uma imagem de respeito e paz ao carnaval da capital. “O material incentiva o cuidado em curtir o Carnaval com paz e respeito ao próximo”, pontuou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

 

*Estagiário sob supervisão de Patrick Selvatti

 

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE