A celebração dos 43 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) começou com ações na sexta-feira (10/2) - dia do aniversário do partido - e se estenderá até segunda, quando a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ilustre militante do partido, é aguardada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
"É um momento muito importante para o PT. Primeiro pelo fato de o partido ter um militante como Lula, uma pessoa extraordinária, que depois de todas essas adversidades, de ser perseguido, preso de forma irregular, voltar a presidir o país numa composição política ampla", observa o presidente do PT no DF, Jacy Afonso.
Saiba Mais
O dirigente completa exaltando a capacidade de diálogo do chefe do Executivo. "Ele estava agora nos Estados Unidos conversando com o (Joe) Biden, e no mês que vem vai estar com o Xi Jiping, da China. É o Brasil novamente no centro da política mundial", avalia.
Ontem, a sede do PT no DF celebrou com a inauguração de novos paineis e com a plantação de árvores no estacionamento do Conic, edifício onde fica o diretório. Houve ainda sessão solene na Câmara Legislativa do DF e, à noite, festa no Teatro dos Bancários, na 513 Sul. Ex-parlamentares e ex-governadores do PT receberam homenagens e foi lançada campanha de filiação ao partido, com foco em resgatar antigos filiados e atrair os jovens.
Uma série de conferências e oficinas está agendada para o domingo (12/2), das 9h às 18h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A presença da presidente Dilma Rousseff é aguardada na mesa de debate intitulada Os próximos desafios para derrotar o fascismo.
No sábado e no domingo, ocorre ainda a Feira Brasil Solidário, com a presença de 60 empreendimentos de economia solidária de diversos estados do Brasil, das 11h às 22h. As atividades culturais programadas abrangem atrações musicais, sarau poético e oficina de bordado.
O auge do evento deve ocorrer na segunda-feira (13/2), quando a presença de Lula é aguardada à noite no Centro de Convenções.
Confira a programação completa
Ato político com a presença do presidente Lula
13/2 – 19h
CONFERÊNCIAS/OFICINAS - 12/2
CULTURA DEMOCRÁTICA PARA COMBATER O FACISMO E O PAPEL DOS COMITÊS POPULARES | 9h às 12h30 – Sala 4
- “Contextualizar o processo de construção de uma cultura democrática no Brasil, o combate ao fascismo e as estratégias dos Comitês Populares de Luta.Debater e recolher aspectos e dimensões sobre qual o papel dos Comitês Populares na construção de uma cultura democrática e no combate ao fascismo no Brasil.”
- Coordenação: Maria do Rosário – Secretária Nacional de Formação Política, Vivian Farias – Presidenta da Fundação Perseu Abramo e Sônia Braga – Secretária Nacional de Organização do PT
- Realização: Escola Nacional do PT, Secretaria de Organização, Secretária de Formação, Juventude do PT e Fundação Perseu Abramo.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL E MILITÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO GOVERNO - 10h às 12h – Sala 3
- Convidados: SymmyLarrat – Secretária Nacional LGBTQIA+ do Governo Federal , Jackson Raymundo – Mestre e Doutor em Letras pela UFRGS e Professor colaborador PPG Literatuda da UNB, Rosilene Corrêa – Secretária de Finanças da CNTE e Vice presidenta do PT DF e Ruth Venceremos – Suplente de deputada federal, Assessora de Diversidade da Secretaria de Comunicação do Governo Federal e militante do MST
- Mediação: Nilson Florentino – Diretor da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal e Secretário Nacional Adjunto da Juventude do PT
- Realização: Secretarias Nacionais do PT
TRILHA DE SABERES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA : O ONTEM , O HOJE E O AGORA PARA OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DO PAÍS | 10h às 12h – Sala 1
- Convidados :Gilberto de Carvalho-Secretário Nacional Economia Popular e Solidária, Anne Sena-Setorial de Economia Solidária da Bahia, Vera Machado- Setorial de Economia Solidária de São Paulo, Tatiane Valente- coordenadora Nacional do setorial de economia solidária, André Ricardo de Souza – Professor Dr. Universidade Federal de São Carlos/NAPP- Ecosol
- Mediadora: Cirene Candido
- Realização: Setorial Nacional de Economia Solidária
COTAS RACIAIS: A CONTINUIDADE DA POPULARIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE | 10h às 12h – Sala 2
- Convidados: Martvs das Chagas – Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Nilma Lino Gomes – Ex Ministra dos Direitos Humanos e Igualdade Racial. Professora da UFMG e a primeira reitora negra de uma Universidade Federal no Brasil, Raíssa Barbosa – Estudante, indígena e Diretora de Assistência Estudantil da UNE ,Benedita da Silva – Deputada Federal e primeira parlamentar negra do Brasil e Ronald Sorriso – Secretário Nacional da Juventude
- Mediação: Dandara Tonantzin, Deputada Federal do PT-MG. (Cotista na graduação e na pós graduação)
- Realização: Secretaria Geral e Juventude do PT
RODA DE CONVERSA SOBRE VIOLÊNCIAS | 14h às 16h –Sala 4
Realização: Secretaria Nacional de Mulheres do PT
VIOLÊNCIA NO BRASIL: O DESAFIO DAS PERIFERIAS | 14h às 16h – Sala 2
- Mesa de debate e Lançamento de Livro
- “A mesa trata dos desafios da violência no Brasil, pensando nas periferias no Brasil, a partir do livro Violência no Brasil: desafios das periferias, org. Felipe Freitas, aborda temas inovadores do ponto de vista político e acadêmico.”
- Convidados:
Felipe Freitas, Secereário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia e Organizador do Livro;
Dandara Tonantzin, Deputada Federal PT/MG;
Tamires Sampaio, Coord do PRONASCI no Min. da Justiça. - Mediação: Artur Henrique, Diretor da Fundação Perseu Abramo
- Realização: Fundação Perseu Abramo.
CENTRO DE ANÁLISE DA SOCIEDADE BRASILEIRA -PROPOSTA DE ANÁLISE DA EXTREMA DIREITA – Roda de conversa | 15h às 16h – Sala 3
- A atividade de apresentação do CASBe – Centro De Análise da Sociedade Brasileira. Será uma discussão para fechar proposta com fins a potencializar/ampliar o trabalho de produção de diagnósticos da FPA – auxiliando o partido e o governo na tarefa de desbolsonarização da sociedade e das instituições; e na organização do campo democrático popular.
- Mediação: Carlos Árabe e Jordana Dias Pereira
- Realização: Fundação Perseu Abramo
OS PRÓXIMOS DESAFIOS PARA DERROTAR O FASCISMO | 16h às 18h – Sala 1
- Mesa de Debate
- As eleições de 2022 marcam uma vitória histórica do PT, da esquerda brasileira e do campo democrático. Mas o enfrentamento aos setores antidemocráticos e fascistas no nosso país está colocado como uma das nossas maiores tarefas.
- Por isso, as Secretarias Nacionais de Formação Política e Geral do PT convidaram a ex-presidenta Dilma Rousseff, o professor, José Luiz Fiori e a professora e ex-ministra, Nilma Lina Gomes para debater sobre os desafios para derrotar o fascismo.
- Convidados: Presidenta Dilma Rousseff; José Luís Fiori, Professor titular de economia política internacional da UFRJ. Autor de “História, estratégia e desenvolvimento: para uma geopolítica do capitalismo” e de “O poder global e a nova geopolítica das nações”; Nilma Lino Gomes, Ex-Ministra dos Direitos Humanos e Igualdade Racial. Professora da UFMG e foi a primeira reitora negra de uma universidade federal no Brasil.
- Mediação: Maria do Rosário – Secretária Nacional de Formação Política, e Henrique Fontana, Secretário Geral
FEIRA BRASIL SOLIDÁRIO | 12 e 13/02- Das 11h às 22h
A Feira Brasil Solidário tem a presença de 60 empreendimentos de economia solidaria de diversos estados do Brasil. Participarão da apresentação de projetos de economia solidária, atividades culturais,artesanato regional e produtos da agricultura familiar roupas regionais, gastronomia regionais e roupas africanas.
ATIVIDADES CULTURAIS | 12/2
- Atrações Musicais
12h30 – Haila Ticiany
13h40 – Lyza Milhomem
14h25 – Duo Sertânico (Pilar Acosta e Alessandro)
15h10 – César de Paula
15h35 – Chico de Assis e João Santana
15h55 – Tiago Sá
16h40 – Duo Accordi (Eleni Fagundes e Chico Nogueira)
17h25 – Ludi Um
18h10 – Adriano Rocha e Geraldo Carvalho
18h40 – Pacotão - Sarau Poético
13h00 – Sóter
13h05 – Vinicius Borba
13h10 – Thelma Melo
13h15 – Ismar Lemes
13h20 – Jorge Anâncio
13h25 – Vitelli
13h30 – Maria Maia
TROCA DE LIVROS
12 e 13/02- Das 11h às 19h
Coordenação: Henrique Torres
OFICINA DE BORDADO | 12 e 13/2- Das 10h às 11h
- A Oficina de Bordado é uma iniciativa dos Coletivos Linhas da Resistência e Linhas do Rio
Compostos por diversas mulheres que manifestam-se, politicamente, através da arte do bordado livre. Compartilhando nossas angústias, troca de saberes e afetos com muita conversa e alegria .
Bordando a inquietação e lutando contra qualquer forma de opressão e desigualdade.
Os coletivos defendem a democracia, meio ambiente e diversas formas de amor, saúde, educação, cultura e justiça social. - Realização: Coletivos Linhas da Resistência e Linhas do Rio
Saiba Mais
- Diversão e Arte Harry Styles e Beyoncé são os favoritos na corrida pelos Brit Awards nesta noite
- Esportes Flamengo sofre, mas vence Al Ahly e termina o Mundial de clubes em terceiro
- Diversão e Arte BBB 23: Amanda é o anjo da semana e ganha um carro
- Ensino superior PAS: UnB retifica edital e divulga resultado final das provas da 1ª etapa
- Economia TCU cria secretaria para mediar conflitos entre setores público e privado
- Economia Veja quanto Dilma pode receber se confirmada à frente do banco dos Brics
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.