Pela quinta vez consecutiva, nesta semana, o Distrito Federal registrou alta na taxa de transmissão da covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), o índice atingiu 0,78 nesta sexta-feira (10/2) — significa que um grupo de 100 pessoas transmite a doença para outras 78, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Seguindo o caminho contrário, o número de casos registrados pelo órgão foi menor do que o da quinta-feira (9/2): foram 39, contra 156 de ontem. Pesquisador do Centro Universitário Iesb e pós-doutor pela Universidade de Brasília (UnB) em ciência do comportamento, Breno Adaid explica esse fenômeno.
Saiba Mais
Segundo o especialista, o fato de a taxa seguir abaixo de 1, faz com que o aumento ainda não influencie na quantidade de casos. “É só imaginarmos a taxa de transmissão como sendo o mesmo que a de juros dos bancos”, compara. “Se está acima de 1, temos juros positivos e o seu dinheiro aumenta com o tempo. Quando está abaixo, desvaloriza”, esclarece.
“No caso da covid-19, a taxa abaixo de 1 faz com que o número de infectados caia. O aumento do índice, sem que ultrapasse de 1, faz com que os casos diminuam menos”, complementa Breno Adaid. O total de casos no DF é de 895.081, segundo o boletim da SES-DF.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.