O deputado distrital e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os atos antidemocráticos ocorridos em 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro deste ano, Hermeto (MDB), solicitou à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) o compartilhamento de todas as informações já apuradas.
A solicitação foi encaminhada nesta quinta-feira (9/2) e faz parte de uma série de ações da CPI. “Vamos investigar a fundo, no sentido de que as pessoas que cometeram os crimes sejam identificadas e responsabilizadas”, disse o parlamentar.
As investigações foram iniciadas e estão em andamento, com a oitiva de testemunhas, análise de imagens e outras diligências. A primeira reunião da CPI ocorre na terça-feira (14/2), às 10h, no Plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e servirá para aprovar o roteiro da investigação e os primeiros convocados a depor.
O encontro irá discutir o roteiro dos trabalhos da investigação e deverá aprovar a lista inicial daqueles que serão chamados a depor sobre as ações de vandalismo. Chico Vigilante (PT), presidente da CPI e deputado, convocou os integrantes da CPI dos Atos Democráticos para o encontro. Ao Correio, o parlamentar afirmou, nessa terça-feira (7/2), que delegados e policiais civis da área de inteligência da PCDF serão acionados para colaborar com o trabalho.
"O foco vai ser levantar tudo que aconteceu, quem são os responsáveis, quem financiou aqueles atos, porque ficaram aquele tempo concentrado 'na porta' do QG (Quartel General do Exército), apontar os responsáveis, e depois, o Ministério Público do DF oferecer a denúncia e punir", declara Vigilante.
Veja os nomes de todos os deputados que irão compor a CPI:
Pelo bloco União Democrático (PSD, União Brasil e Republicanos) – Robério Negreiros;
Pelo bloco do MDB – Hermeto;
Pelo bloco do PT – Chico Vigilante;
Pelo bloco PSol/PSB – Fábio Felix;
Pelo bloco do PL – Joaquim Roriz Neto;
Pelo bloco A Força da Família (Agir, Avante, Cidadania, PP e PMN) – Jaqueline Silva e Pastor Daniel de Castro.
Respectivamente, a suplência será de Martins Machado (Republicanos), Iolando (MDB), Gabriel Magno (PT), Dayse Amarílio (PSB), Roosevelt Vilela (PL), Paula Belmonte (Cidadania) e Pepa (PP).
Saiba Mais
- Cidades DF Mensagens em telefone mostram reação de Ibaneis aos atos golpistas; leia
- Cidades DF Confira pedido da defesa de Ibaneis para a volta do governador ao cargo
- Cidades DF Covid-19: DF registra taxa de transmissão em 0,75, quarta alta seguida
- Cidades DF DF tem chance de temporais nesta sexta-feira e no fim de semana
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.