O carnaval é uma festa que movimenta não só as ruas, mas também o comércio do Distrito Federal. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), 52,5% dos lojistas acreditam no aumento das vendas, durante a folia de 2023, em relação aos dias normais. A expectativa geral é de 23% de crescimento no consumo de produtos e serviços que englobam hospedagens, viagens, eventos, bares, restaurantes, vestuário, ambulantes, entre outros setores, segundo o levantamento do instituto.
Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire afirma que as expectativas são muito boas com o primeiro carnaval pós-pandemia. "Brasília deve manter o ritmo de retomada que vimos na passagem do ano, tornando-se um bom destino para turistas com diferentes perfis", avalia. "Temos aqueles que vem para pular o carnaval, mas também os que vêm a trabalho. Outros chegam para visitar a família ou estão de passagem para conhecer regiões próximas. Existem diversos fatores que fazem da nossa região um destino interessante", ressalta José Aparecido.
Um dos comerciantes animados com a festa é o empresário Pedro Henrique da Silva, 38 anos. Sócio de um bar/restaurante localizado no Sudoeste, ele conta que este será o primeiro ano de festa para o estabelecimento. "Quando adquirimos o ponto, logo em seguida veio a pandemia. Então, os dois primeiros anos não foram muito bons. Mas, agora, a nossa expectativa está nas alturas, não dá nem para mensurar", destaca. "Estamos preparando bandas bem legais, voltadas para o estilo de carnaval da Bahia, mas sem deixar de lado a cultura local", comenta.
Sobre a decoração, Pedro Henrique afirma que o estilo do local já é voltado para a folia, então, a equipe vai apenas dar uma "incrementada", para chamar mais ainda a atenção dos foliões. Em relação ao movimento esperado, o empresário afirma que espera um aumento de 20% no faturamento, em relação aos dias normais. "Como Brasília, aparentemente, não vai ter muitas festas, acreditamos que o movimento deve ser grande. Até porque, nossos shows costumam lotar, mesmo em datas rotineiras. Entre 17 e 21 de fevereiro, vamos ter até três bandas por dia", detalha.
Saiba Mais
Melhora à vista
Mas não é só o setor alimentício que está animado para o carnaval. Dona de um salão de beleza em um shopping da área central de Brasília, Letícia Alves, 35, ressalta que, todos os anos, tem uma estimativa que o movimento seja melhor que o do ano anterior. "A ideia é que o aumento seja entre 10% e 15%, em relação ao último feriado de folia", afirma. "Em relação ao nosso segmento, a gente percebe um aumento da demanda quando está mais próximo da data comemorativa. Então, para o carnaval, acredito que o movimento deva melhorar, de fato, a partir da próxima semana e até mesmo durante os dias de folia", revela a empresária. "Tivemos questões de pandemia que, por conta disso, acabamos passando 'em branco' nas demandas. Foi bem fraco. Mas, para 2023, temos uma boa perspectiva, pois as pessoas estão mais seguras para sair, muito por conta da vacinação", avalia Letícia.
Cabelo e unha prontos, hora de escolher o look certo para brilhar nas ruas do DF. A proprietária de uma loja de roupas no Sudoeste, Roselene Nunes, 50, está com o estabelecimento preparado para receber os clientes. "Tenho uma expectativa muito boa para o carnaval deste ano. Começamos a montar nossa vitrine hoje (ontem). Vim de São Paulo com as roupas e estamos finalizando os manequins", comenta. A empresária, mais conhecida como "Rose", ressalta que, entre os looks vendidos, não há um campeão de vendas. "Costuma sair de tudo, desde acessórios até roupas", prevê. "Em relação às vendas, o crescimento ainda está tímido, mas acredito que a partir da próxima semana teremos uma melhora significativa. Acho que o aumento deve ficar em torno de 30%", calcula.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Folia no Quituart
O Centro de Gastronomia e Artesanato do Lago Norte, o Quituart, está com programações para pré-carnaval e para os dias oficiais de folia. Hoje, o empreendimento vai realizar um baile, a partir das 19h30, com a cantora Claudinha Costa, que vai trazer axé, samba raiz, marchinhas e outros ritmos. Para o próximo fim de semana, 17 e 18 de fevereiro, o complexo vai trazer uma nova mistura de ritmos para os foliões aproveitarem.
Na próxima sexta-feira, também a partir das 19h30, a cantora Andrea Aiko e a banda Forro & Tal ficam responsáveis por animar o público do Quituart. No sábado, encerrando a festança, é a vez da cantora Haila Ticiany cantar em cima de um trio. Mas se liga, que a folia começa mais cedo, a partir das 14h30. A diretora administrativa do centro de gastronomia, Maria de Fátima Araújo, afirma que a expectativa para o carnaval é ótima. "Espero voltar com toda força. Queremos que as coisas voltem ao normal. Esse vai ser o primeiro ano sem muitas restrições, então, estou muito esperançosa de que a gente faça uma excelente festa", ressalta.
Melhores do carnaval premiados
O Correio realiza a sexta edição do concurso que elegerá o melhor bloco de rua da capital. Serão distribuídos seis troféus, patrocinados pelo Outlet Premium. Além do primeiro, segundo e terceiro melhores blocos, haverá o prêmio Melhor Momento, destinado a uma atitude, iniciativa ou momento que marcou o carnaval da cidade. Todos serão concedidos pela comissão formada por jornalistas das editorias de Cultura e de Cidades, além da chefia de Redação, que circularão pela cidade nos dias de festa. Os prêmios de melhores blocos serão entregues às agremiações que mais representarem o carnaval de rua de Brasília, nos quatro dias oficiais de folia.
Fecham a premiação os troféus de Fantasia mais descolada e Votação Popular. No primeiro, leitores poderão enviar fotos das próprias fantasias para as redes sociais do Correio para somar às imagens feitas pelos fotógrafos do jornal durante os festejos. A mais descolada e irreverente será a vencedora. No segundo, o público votará, a partir da próxima sexta-feira, por meio do site do Correio, para escolher o melhor bloco — a votação se encerra na quarta-feira de cinzas, às 18h. A entrega da premiação será no auditório do Correio, em 24 de fevereiro, a partir das 15h.
Vale lembrar que o leitor poderá votar apenas em um único bloco e em uma única vez. Caso ocorra alguma irregularidade, a coordenação do concurso terá total autonomia para impugnar a votação do bloco suspeito.
Licença para o Rebanhão
O credenciamento para trabalhar como ambulante no Rebanhão 2023 está aberto. Para participar, os interessados devem se dirigir ao prédio do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), na 511 Norte bloco C, das 9h às 12h, e das 14h às 17h até hoje. No pedido, os ambulantes devem apresentar o documento de identidade original e uma cópia, com foto e comprovante de residência.
Realizado na Arena BRB Nilson Nelson, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, o Rebanhão vai disponibilizar 55 licenças, sendo 25 para barracas e 30 para circulantes. Vale lembrar que os ambulantes que requererem licença para este evento não poderão se inscrever para o carnaval 2023, que ocorrerá de 16 a 21 de fevereiro.
Caso haja maior número de interessados do que de vagas disponíveis, haverá um sorteio às 10h do dia 13 de fevereiro, na sala da Secretaria Executiva das Cidades. A divulgação dos contemplados será no dia 13, no site da Secretaria de Governo. As autorizações serão entregues nos dias 16 e 17, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no prédio do Ibram.
Programe-se
EIXO CULTURAL-
IBERO-AMERICANO (ANTIGA FUNARTE)
11/2 (17h - 0h): Gran Folia 2023
ASA SUL
10/2 (19h - 22h): Canteiro do Samba (SCS)
11/2 (17h - 2h): Carnaval Urgente (Calaf)
11/2 (15h - 23h): Canteiro do Samba (SCS)
12/2 (16h - 22h): SESC Samba (SCS)
ASA NORTE
11/2 (14h - 22h): Bloco do Samba do Peleja (Praça dos Prazeres)
SETOR HABITACIONAL JARDIM BOTÂNICO
10/2 (17h - 1h): Carnaval no Jardins
11/2 (17h - 1h): Carnaval no Jardins
12/2 (17h - 1h): Carnaval no Jardins
CRUZEIRO VELHO
10/2 (19h - 22h): Bloco Samba da Mulher Bonita (Centro Comercial)
SUDOESTE
11/2 (15h - 22h): Bloco Fio Desencapado (Frente da CAESB)
RIACHO FUNDO
11/2 (16h - 22h): Bloco do Fundão (Salão Comunitário)