NEGÓCIOS

Apex vai impulsionar exportações de produtos do DF, diz novo presidente da Agência

Em almoço com lideranças empresariais do DF, o presidente da Agência Brasileira de Promoção e Investimentos, Jorge Viana, firmou compromisso para aumentar o comércio dos produtos brasilienses no exterior

Samanta Sallum
postado em 09/02/2023 06:08 / atualizado em 09/02/2023 15:08
 (crédito:  RAYRA PAIVA FRANCO)
(crédito: RAYRA PAIVA FRANCO)

Novos caminhos e oportunidades se abrem para as empresas de Brasília no exterior. Algumas marcas nascidas na capital federal já são destaques em exportação. Como a Panebras, que vende toneladas de pão de queijo congelado para EUA e Canadá, e o Oh, my garlic!, produto de alho em creme, que também rompeu as fronteiras internacionais. Ainda são poucos os exemplos, como esses, que temos aqui. O que pode mudar, pois a produção brasiliense ganhou agora importante aliada, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

O potencial de comércio exterior no Distrito Federal foi o tema da palestra que o novo presidente da Agência, Jorge Viana (PT), fez ontem como convidado especial do almoço do Grupo de Lideranças Empresariais do DF (Lide). Ele afirmou que terá uma atuação especial nesta gestão para as regiões Norte, Nordeste e também voltada para o Distrito Federal. "Brasília já tem grande potencial, eu conheço bem esta cidade, me formei aqui, me sinto quase um candango. Vemos possibilidades de ajudar no desenvolvimento da economia local", disse Viana, que cursou engenharia florestal na UnB.

Ficou acertada a realização de um grande simpósio, o Brasília Exportação, para abril, junto com o aniversário da cidade. Vai reunir Fibra, Fecomércio, empresários, GDF, Câmara Legislativa é Apex para impulsionar as ações para o comércio exterior. Paulo Octávio, presidente do Lide/DF puxou a iniciativa unindo os setores.

 Almoço e reunião da LIDE com  Jorge Viana  Presidente da ApexBrasil
Almoço e reunião da LIDE com Jorge Viana Presidente da ApexBrasil (foto: RAYRA PAIVA FRANCO)

O anfitrião do evento, no Royal Tulip, foi o empresário Paulo Octávio, que também é presidente regional do PSD. "Me chamou a atenção de forma positiva a nomeação de Jorge Viana para a Apex. E avaliei que seria muito oportuno promover esse debate para levar Brasília mais longe. Temos os voos internacionais saindo da cidade e já alguns exemplos de sucesso, de empresas daqui que conseguiram ganhar o mundo. Temos de criar oportunidade para outras", frisou o empresário.

As principais lideranças do setor produtivo do DF participaram do encontro. Estiveram presentes os presidentes da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, da Fibra, Jamal Bittar, Associação Comercial do DF, Fernando Brites, entre outros empresários. Integrantes do governo local também marcaram presença, como os secretários de Estado José Humberto Pires, Paco Brito, Agaciel Maia e Cristiano Araújo, entre outros. Os deputados distritais Chico Vigilante (PT) e Robério Negreiros (PSD) representaram a Câmara Legislativa do DF.

Turismo

Jorge Viana, ex- governador do Acre e ex-senador pelo PT, reforçou que Brasilia deve explorar mais o potencial turístico. "O aeroporto JK tem grande movimento, já chegou a 20 milhões de pessoas. Acredito que o turismo é uma importante vertente econômica", reforçou o novo titular da Apex, que também ressaltou a localização privilegiada da capital da República, que a torna um hub e, assim, atrai empresas de logística, como Amazon e Mercado Livre. Elas têm no DF ponto estratégico para distribuição nacional de mercadorias.

Exportar frutas do Cerrado, artesanato e aves estão entre os potenciais da capital. Com a economia muito baseada no comércio e em serviços, o DF tem uma indústria que investe para ficar mais forte. E é referência no setor de tecnologia. "Temos vocação, sim, para indústria, e para fazermos aqui a diferença", endossou o presidente da Fibra, Jamal Bittar.

 Samar e Nijed Semaan vendem o produto Oh, my Garlic! ao exterior
Samar e Nijed Semaan vendem o produto Oh, my Garlic! ao exterior (foto: RAYRA PAIVA FRANCO)

A participação do DF em exportações não passa de 300 milhões de dólares por ano. A do Brasil foi mais de 300 bilhões. Viana disse que o desafio de aumentar o comércio exterior não é só do DF, mas sim do país como um todo e deu como exemplo a produção de grãos brasileira. "Nossa capacidade é muito maior. Enquanto produzimos no total 280 milhões de toneladas de grãos, os EUA alcançam, só de milho, 380 milhões", completou o presidente da Apex, que encerrou firmando o compromisso de ajudar a alavancar as exportações locais. "A sede da Apex é aqui. Estamos próximos e vamos estreitar essa parceria", garantiu. E, como símbolo dessa união de forças, juntou-se aos empresários brasilienses — entre eles, Jurandir Pizani, da Panebras, e Samar e Nijed Semaan, da Oh, my Garlic, para uma foto especial. "Vamos iniciar uma nova jornada juntos", celebrou Viana.

 Jurandir Pizani, da Panebras, que exporta pão de queijo para EUA e Canadá
Jurandir Pizani, da Panebras, que exporta pão de queijo para EUA e Canadá (foto: RAYRA PAIVA FRANCO)

 

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